Menu

Cursos Tecnicos

Atualizado em 29 de agosto de 2010, às 12:50 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso De Restauração De Móveis

curso de restauração de móveis Curso De Restauração De Móveis

Curso De Restauração De Móveis: A restauração de móveis é uma técnica bastante popular na área de decoração de casas, representando a melhor opção para quem deseja melhorar o visual da mobília antiga. Há cursos no Brasil que visam à formação do profissional para realizar esse tipo de trabalho, que combina conhecimentos de marcenaria com técnicas artesanais.

O restaurador de móveis precisa ser criativo e conhecer os diferentes estilos de mobília. As antiguidades podem apresentar algum tipo de corrosão ou danos causados pela exposição ao tempo, por isso o restaurador precisa dominar as principais técnicas de marcenaria para desempenhar um bom trabalho. Conhecer os produtos que restauram madeira e os efeitos que recuperam a elegância dos móveis antigos também são fatores importantes.

A capacitação em restauração de móveis é um curso promovido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que até o dia 30 de julho esteve com uma turma de 30 alunos em formação. O curso teve como objetivo ensinar as principais técnicas de restauração para superfícies e móveis, desempenhando atividades práticas no setor de marcenaria e carpintaria da UFRJ. A capacitação está fechada, mas em breve uma nova turma poderá ser formada.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem vários cursos técnicos e de aprendizagem relacionado à área de Madeira, formação que pode ser útil para o restaurador de móveis. Os cursos são engajados as necessidades do mercado de trabalho e desenvolve uma mão-de-obra qualificada para atuar no setor moveleiro.

A restauração de móveis é uma das abordagens do curso de marceneiro/carpinteiro, técnico em design de móveis e Madeira e mobiliário. Os profissionais habilitados pelo Senai contam com amplas oficinas para colocar os conhecimentos em prática e podem participar de programas de estagio em empresas da área.

Em Porto Alegre, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa Centro Histórico-Cultural Santa Casa realizou um curso de restauração de móveis que durou de maio a agosto de 2010. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer ferramentas de restauração e aprenderam técnicas de descupinização, transformação e acabamento.

O mercado de trabalho para o restaurador de móveis é bem promissor, afinal, a decoração com móveis antigos é uma tendência que não cai da moda. Muitas pessoas recorrem a esse profissional para preservar ou recuperar relíquias herdadas de família.