Menu

Cursos

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curso de Radiologia – Preço, Onde Fazer

Saiba mais sobre o curso de radiologia, as instituições que oferecem essa formação e o valor do investimento.

Os profissionais qualificados são os que melhor se colocam no mercado de trabalho. Entre as profissões que mais se destacam estão os profissionais de Radiologia, ou seja, os profissionais técnicos ou Superior de Tecnologia em Radiologia. Mas para poder atuar na sua área é preciso que tenham feito o curso de radiologia.

Você pode escolher entre o curso superior e o curso técnico. (Foto: Divulgação)

Você pode escolher entre o curso superior e o curso técnico. (Foto: Divulgação)

Curso de Radiologia – Onde Fazer

O custo de um curso para se habilitar em manusear uma ferramenta que faça radio-x nas pessoas tem custo variado e para ter acesso a esses valores é necessário que você entre em contato com a instituição aonde oferta as aulas para saber o valor do curso e as condições de pagamento dele. Os valores podem variar entre R$1.200 até R$3.000 dependendo da instituição e sua grade curricular.

O valor da mensalidade depende muito da instituição. (Foto: Divulgação)

O valor da mensalidade depende muito da instituição. (Foto: Divulgação)

Curso de Radiologia: Função do Técnico Radiológico

O Técnico Radiológico é o profissional responsável por fazer exames radiográficos e por diagnóstico por imagens, como, por exemplo, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e ressonância magnética nuclear. O profissional nessa área também pode acompanhar os pacientes que são submetidos a radioterapia e medicina nuclear.

Curso De Radiologia, Onde Fazer, Quanto Custa. (Foto: Divulgação)

Curso De Radiologia, Onde Fazer, Quanto Custa. (Foto: Divulgação)

Mercado de trabalho para o Profissional formado em Radiologia

O mercado de trabalho para o profissional formado em Radiologia segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda esses profissionais para atuarem junto a clinicas médicas de análises clínicas, e hospitais com o objetivo de garantir a eficácia do diagnóstico feito por imagem nos pacientes e garantir a segurança dos pacientes na realização dos exames.

Alguns exames que começaram a ser mais populares, como as mamografias fez com que a procura por esses profissionais ficasse ainda maior abrindo um leque de opções de trabalho a categoria.

Outro setor que o técnico Radiológico pode atuar é na indústria para atuar em setores como celulose e papel, setor automobilístico, aéreo naval, petrolífero. A maior procura por esses profissionais está nas regiões Sul e Sudeste do país. No Nordeste a procura também tem aumentado para atuar no serviço público através de concurso.

O curso técnico em radiologia é mais rápido e focado na prática. (Foto: Divulgação)

O curso técnico em radiologia é mais rápido e focado na prática. (Foto: Divulgação)

Curso de Radiologia no Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego) tem a oferta de cursos técnicos em todo o país. Os cursos são realizados com o objetivo de qualificar a população para ingressar no mercado de trabalho. Entre os cursos mais disputados destacamos o Curso Técnico em Radiologia.

A carga horária do curso é em média de 1.200 horas preparando o profissional para atuar na área de saúde. O curso é totalmente gratuito com toda infraestrutura garantida que um curso pago teria para garantir a melhor formação do aluno.

Curso de radiologia pode te rendar um brilhante futuro profissional (Foto: Divulgação)

Curso de radiologia pode te rendar um brilhante futuro profissional (Foto: Divulgação)

O que os alunos aprendem durante o curso

Durante o curso disponibilizado pelo Pronatec os alunos aprendem a organizar a sala de procedimentos a preparar soluções químicas, bem como a processar os filmes radiológicos para obter o resultado dos exames. Os alunos também recebem orientações de como preparar os pacientes para a realização dos exames.

As aulas de radiologia podem te render excelentes frutos (Foto: Divulgação)

As aulas de radiologia podem te render excelentes frutos (Foto: Divulgação)

Onde fazer o curso de Radiologia pelo Pronatec 2016

O Pronatec disponibiliza o curso de Técnico em Radiologia através dos parceiros do programa. Veja quais são eles:

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no âmbito do Pronatec, também disponibiliza vagas gratuitas para o curso de técnico em radiologia. O SENAC é uma instituição que está presente em todo o país com escolas que oferecem modernos laboratórios de radiologia.

UNIP

Universidade Paulista (UNIP) oferece o curso de Técnico em Radiologia em algumas das suas unidades que estão localizadas no estado de São Paulo. O curso oferece uma infraestrutura universitária e conta com a parceria de professores com muita experiência.

Escola Técnica Albert Einstein

A Escola Técnica Albert Einstein, também disponibiliza o curso de Técnico em Radiologia, uma vez que é especializada na oferta de cursos técnicos especiais para a área de saúde.

FMU

O Curso de Radiologia da FMU é voltada para a formação do aluno para as atividades essenciais do profissional.

Anhanguera

Os alunos da Ananguera encontram uma instituição preocupada em ensinar através de ambientes práticos com simuladores, além de intercâmbio de informação teórica e prática.

Cruz Vermelha Brasileira

Já reconhecida pelos seus cursos em saúde, a Cruz Vermelha oferece a possibilidade dos alunos se formarem numa instituição reconhecida nacionalmente.

radiologia é uma excelente profissão (Foto: Divulgação)

radiologia é uma excelente profissão (Foto: Divulgação)

Como se inscrever no Curso pelo Pronatec

Para se inscrever no curso de Técnico em Radiologia pelo Pronatec é preciso que os alunos se enquadrem nos requisitos sócio econômicos exigidos pelo programa e que tenham cursado o Ensino Médio em escola da rede pública de Ensino e que tenham prestado o ENEM em 2015 tenham obtido 450 pontos e não tenham zerado a redação. Para maiores informações e saber se o curso está sendo realizado em sua cidade acesse o site do Pronatec.

O curso de radiologia pode te ajudar a ter sucesso profissional (Foto: Divulgação)

O curso de radiologia pode te ajudar a ter sucesso profissional (Foto: Divulgação)

Curso pago de Radiologia no SENAC 

O SENAC de São Paulo oferece o curso de Radiologia com carga horária de 482 horas o curso tem duração de 3 anos com disponibilidade de 50 vagas para quem quer fazer no período noturno. O curso é pago, no entanto o SENAC disponibiliza um programa de distribuição de bolsas de estudo gratuito.

Para se inscrever no programa de bolsas de estudos gratuito é preciso que o candidato acesse o link do SENAC e efetuar a sua inscrição. O aluno que se interessar também poderá procurar a sede do SENAC em São Paulo localizada no seguinte endereço: Avenida Tiradentes. Número 822, Centro.

No site os candidatos encontrarão todas as informações relacionadas ao curso e a inscrição para a bolsa de estudo. Caso seja necessário o candidato também poderá entrar em contato com a instituição através do telefone: (11) 3336-2000.

Radiologia é uma excelente carreira profissional (Foto: Divulgação)

Radiologia é uma excelente carreira profissional (Foto: Divulgação)

Importância do Técnico em Radiologia

O profissional Técnico em Radiologia é de suma importância na equipe do corpo hospitalar, uma vez que apenas o profissional formado poderá executar os exames necessários para diagnóstico nos pacientes. É importante salientar que o profissional em radiologia só é permitido trabalhar entre 4 e 6 horas diárias, por estarem por muito tempo expostos as máquinas que fazem radiologia.

Sem esse profissional qualificado não tem como operara as máquinas de forma adequada, por isso o curso é tão importante. Com o crescimento da popularização desse tipo de exames, principalmente na área de saúde a demanda por profissionais vem aumentando fomentando o mercado de trabalho nesse setor.

Aprenda com os melhores fazendo um curso de radiologia (Foto: Divulgação)

Aprenda com os melhores fazendo um curso de radiologia (Foto: Divulgação)

Porque fazer um curso técnico?

O mercado de trabalho, nos dias atuais está muito exigente, por conta da falta de oportunidades a procura por profissionais qualificados se tornou maior ainda. Somente aqueles profissionais que estão preparados podem conseguir uma boa colocação no mercado.

Os profissionais técnicos são os que estão levando vantagem, pois além de possuírem a técnica também já vem com o estágio pronto o que lhes capacita para começar a trabalhar imediatamente. Quando um curso é feito por uma boa instituição de Ensino a probabilidade que o profissional formado seja inserido no mercado de trabalho é muito maior.

As empresas que contratam profissionais na área de saúde ou na indústria dão prioridade aqueles que fizeram curso técnico, principalmente no setor de radiologia. O profissional é reconhecido em qualquer parte do país, desde que apresente o certificado de conclusão do curso.

São milhares de vagas disponíveis esperando por profissionais nessa área, portanto os cursos oferecidos seja pelo Pronatec, pelo Senac ou por instituições de Ensino pagas estão sempre com o número de vagas esgotado. O importante é ser um bom profissional para que as oportunidades apareçam e para que os serviços prestados sejam reconhecidos pela importância que eles tem.

Faça um curso de radiologia e garanta um espaço em meio profissional que tem crescido muito (Foto: Divulgação)

Faça um curso de radiologia e garanta um espaço em meio profissional que tem crescido muito (Foto: Divulgação)

Área de Serviço – Radiologia

A área de saúde é onde os profissionais em Radiologia mais são requisitados, com a quantidade de clínicas e hospitais que atendem a população para efetuar exames por diagnóstico por imagem estão sempre com falta de profissionais.

O que faz com que sejam necessários é a quantidade de horas trabalhadas que não pode ultrapassar às 6hs. Em um hospital, por exemplo, é preciso que o serviço seja disponibilizado 24 horas, então são necessários 4 profissionais por dia.

Se você quer se qualificar profissionalmente e quer ingressar no mercado de trabalho o mais breve possível, então você deverá fazer o curso de Radiologia, pois as oportunidades são muitas e o mercado de trabalho está bem promissor. Invista no seu futuro que vale a pena.

Entenda um pouco mais sobre a profissão de técnico de radiologia


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL