Menu

Cursos Tecnicos

Atualizado em 10 de setembro de 2010, às 19:21 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso De Radiografia Industrial

curso de radiografia industrial Curso De Radiografia Industrial

A radiografia industrial é uma área que está se tornando reconhecida no mercado de trabalho e despertando o interesse de muito profissionais. As atividades se baseiam no uso de tecnologia moderna de inspeção para avaliar os materiais que compõem um determinado equipamento e regem seu desempenho.

O setor fabril atribui considerável importância ao trabalho do profissional em radiografia industrial, por isso tantas pessoas estão à procura de capacitação nessa área. Os equipamentos usados na radiografia industrial são capazes de identificar possíveis defeitos no funcionamento de máquinas que trabalham em função da produtividade da indústria.

Muitas pessoas ainda não compreendem os fundamentos da radiologia industrial, afinal, trata-se de um segmento novo que ainda está se estabelecendo na área de manutenção de máquinas e instalações industriais com fontes radioativas. Com a energia nuclear se tornando uma fonte visível no país, o profissional em radiologia industrial encontra um campo fértil para o seu trabalho.

A capacitação em radiografia industrial valoriza conteúdos teóricos sobre os princípios e fundamentos da área. Os alunos também participam de aulas práticas para entrar em contato com as tecnologias avançadas que permitem o trabalho com radiografia. Aprender técnicas de seguranças para lidar com determinados equipamentos também uma das propostas do curso profissionalizante.

A área industrial abre muitas oportunidades de emprego, por isso um curso de radiografia pode fazer toda a diferença no currículo profissional. Ao longo da formação, os alunos aprendem sobre as principais fontes radioativas e o uso de técnicas nucleares para produção. Entre os cargos que podem ser ocupados nessa área, destaca-se o de Supervisor de Proteção Radiológica.

As instituições que promovem os cursos de inspeção radiográfica desenvolvem competências fundamentais para interpretar o raio X emitido pelos equipamentos especializados. Dessa forma, não é preciso destruir uma determinada máquina que está sendo avaliada para identificar os elementos de sua composição. O inspetor trabalha sob o risco de exposição radiológica, por isso deve dominar técnicas de segurança.

O curso de radiografia industrial é oferecido por escolas especializadas, que contam com corpo docente preparado para as aulas e moderna infraestrutura para a prática. O primeiro curso credenciado pelo MEC nessa área é realizado pelo Centro de Ensino Técnico Bonsucesso (CETB) no Rio de Janeiro e representa uma ótima oportunidade de formação.