Menu

Brasil

Atualizado em 13 de junho de 2011, às 22:08 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Curso de Piano Gratuito

píano Curso de Piano Gratuito

Você sabe o que é piano?

O piano (apócope derivado do italiano pianoforte) é um instrumento musical de cordas percutidas pelo sistema de classificação de Hornbostel-Sachs.

O som é produzido quando os batentes, cobertos por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo se afasta da corda imediatamente após toca-la deixando-a vibrar livremente.

Teve sua primeira referência publicada em 1711, no “Giornale dei Litterati d’Italia” por motivo de sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucedem-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual. A essência da nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidade aos sons e por isso recebeu o nome de “piano-forte” (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e mais tarde, reduzido apenas para piano. Tais possibilidades de matizes sonoras acabaram por orientar a preferência dos compositores face ao clavicêmbalo.

Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais que compõem o instrumento.

O piano é amplamente utilizado na música ocidental, no jazz, para a performance solo e para acompanhamento. É também muito popular como um auxílio para compor. Embora não seja portátil e tenha um preço caro, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Curso de Piano Gratuito: Muitas pessoas têm um dom, esse dom precisa ser lapidado b6fc7066750ab245476922b1881ecd873af662bc 300x195 Curso de Piano Gratuitoaos poucos, e provavelmente só conseguimos isso com a ajuda de um profissional capacitado para conseguir nos ajudar a conhecer as teorias básicas em que envolvem o instrumento, a internet também é um bom meio para que você possa aprender alguma coisa.

Pois bem, se você procura por aulas de piano gratuitas, então saiba que existem alguns softwares na internet em que podem possibilitar a você um conhecimento razoável sobre teoria, geralmente o download pode ser encontrado em sites como o Baixaki, entre outros relacionados. Lembrando que a versão desse software é Shareware, sendo assim dentro de alguns dias ela vai expirar.

O conteúdo encontrado é:

  • Inversão de acordes;
  • Baixo em linha;
  • Procedimento de arranjo em acordes;
  • Variação diatônica, dominante e cromática;
  • Ascendente;
  • Descendente.

Outra dica bem legal pra que você consiga fazer um curso de piano online grátis é procurar em fóruns do site Cifra Club, geralmente a principal finalidade do pessoal que freqüenta esse fórum é trocar informações, você encontra partituras e também demais arquivos para download, é interessante dar uma olhada.

Lembre-se que para aprender a tocar piano ou teclado, é necessário que você tenha perseverança, treinar padrões melódicos, estudar teorias, pode ser cansativo, mas certamente tem a sua recompensa ao final de tudo. Comece com um curso de piano para principiantes e aos poucos vá avançando.

No site Jazz Bossa é posBXK19198 piano h2o800 Curso de Piano Gratuitosível encontrar uma serie de teorias, que são validas tanto para piano, quanto para guitarra, entre outras coisas mais o enfoque do site é especialmente relacionado ao estilo em que dá nome ao seu titulo, que por sinal, são indispensáveis para o estudo de todo o músico. Escalas, improviso, harmonia, tudo é abordado com bastante precisão para lhe ajudar!

Conteúdo avaliado com média: