Menu

Cursos

Atualizado em 27 de julho de 2011, às 21:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Curso De Música Para Criança

235625 curso de musica para criança Curso De Música Para Criança

Estudar música é uma atividade complementar capaz de trazer muitos benefícios para a criança. Além de se divertir aprendendo a tocar um instrumento ou cantando, os pequenos também desenvolvem novas habilidades e encontram uma forma produtiva de ocupar o tempo. Há várias escolas de música pelo Brasil preparadas para ensinar turmas formadas por crianças.

Ao se tornar aluno de uma escola de música, a criança é beneficiada com melhorias na sua vida e principalmente no comportamento. Dessa forma, ela desenvolve mais rápido os seus processos de linguagem, adquiri inteligência espacial, se torna mais paciente, passa a ter um raciocínio lógico, sensibilidade sonora, memorização, concentração, disciplina e precisão nas suas atividades mentais.

O estudo musical representa uma oportunidade para se divertir e se socializar com os outros, já que as aulas de música para crianças são capazes de dinamizar os aluninhos e propor interação nas atividades. Além de se tornar um pequeno musicista pronto para tocar instrumento, a criança também adquire preparo para melhorar em outros departamentos de sua vida.

235625 curso de musica para criança 1 Curso De Música Para Criança

A música é uma ocupação maravilhosa para a infância, principalmente quando a criança já tem uma preferência e um talento para essa área. Os professores que trabalham com a educação musical precisam saber como entrar no universo das crianças e transmitir os conhecimentos iniciais de um determinado instrumento ou mesmo canto.

A convivência em grupo no curso de música fará muito bem para as crianças, principalmente aquelas que sentem dificuldade de fazer amizades ou mesmo se expressar. Já ficou comprovado através de pesquisas que o estudo de música na infância é capaz de melhorar as percepções, capacidades cognitivas e até mesmo as condições de saúde.

Em algumas escolas de educação infantil e ensino fundamental “Música” aparece como uma disciplina obrigatória, com o qual os alunos aprendem noções básicas sobre canto, ritmos e sons. No entanto, para conseguir aprender a tocar um instrumento, é necessário procurar um instituto que promova cursos gratuitos ou uma escola particular de música.

Uma escola de música para crianças possui uma estrutura totalmente adaptada para lidar com os alunos nessa faixa etária. Ao longo do curso é preciso absorver o conteúdo teórico antes de iniciar a prática. Além de freqüentar as aulas regularmente, é importante que cada criança tenha o seu instrumento musical para exercitar em casa e que cumpra as lições propostas pelo professor. O local de aprendizado precisa ser amplo e aconchegante, ao passo que os educadores também precisam ter habilidade para transmitir o amor pela música.

Distribuídas nas principais cidades do país, as escolas particulares de música oferecem aulas para o aprendizado dos principais instrumentos, tais como violão, guitarra, teclado, bateria, violino, saxofone, piano, cavaco, percussão, flauta, entre muitos outros. Os valores variam de acordo com a instituição.

235625 curso de musica para criança 2 Curso De Música Para Criança

Os pais que não possuem condições financeiras para matricular o filho numa escola de música particular podem contar com o Projeto Guri. Através dessa iniciativa, crianças e jovens aprendem a tocar diferentes instrumentos de graça e ainda participam de apresentações em eventos. Atuante no estado de São Paulo, o Projeto Guri mantém 51 mil alunos e representa o maior programa sociocultural do Brasil.

Há 366 pólos de aprendizagem do Projeto Guri distribuídos entre os municípios paulistas. Os cursos gratuitos oferecidos variam de acordo com o perfil da unidade, mas a iniciativa já trabalha com o ensino de trompete, canto para coral, teclado, sax, flauta, violoncelo, violino e violão.