Menu

Cursos Técnicos

Atualizado em 5 de abril de 2011, às 2:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Curso de Mestre de Obras, Onde Fazer

curso de mestre de obras 1 300x225 Curso de Mestre de Obras, Onde FazerCurso De mestre de Obras, Onde Fazer

A qualificação profissional é o item mais importante para que uma pessoa possa ingressar na área de trabalho, seja ela qual for. Quando um profissional é bem qualificado e têm excelentes referencias, com certeza as portas se abrem com mais frequência e mais facilidade.

O Brasil é um pais que vem crescendo consideravelmente por causa da economia e as taxas baixas de inflação, pois esses referenciais baixos motivam os consumidores a gastarem mais e investirem em imóveis.

O sonho de todo brasileiro é possuir a casa própria e o governo esta abrindo portas para facilitar esse processo com o plano “Minha Casa Minha Vida” que permite ao trabalhador usar o fundo de garantia assim como dividir em parcelas que cabem no bolso do contribuinte. Se você entrar no site da caixa http://www.caixa.gov.br/habitacao/index.asp pode fazer uma simulação e tirar suas duvidas.

Qual é o objetivo curso de mestre de obras?

O objetivo do curso de Mestre de Obras é a qualificação de profissionais que farão a administração do canteiro de obras, assim como a participação do planejamento da obra. Esses profissionais qualificados deverão mostrar a sua capacidade e o seu potencial quando estiverem em ação, para que possam provar a sua competência e mostrar o seu perfil como funcionário qualificado para atuar na sua área.

Como deve ser o perfil do profissional?

O profissional formado deve participar do planejamento da obra assim como fazer a supervisão enquanto estiver sendo feita a obra, para poder dessa forma coordenar os trabalhos dos profissionais atuantes na mesma. Outro fator muito importante que deve ser salientado no perfil do profissional é a exigência da segurança dos trabalhadores que estiverem no canteiro de obras, mas também nunca se esquecer de fazer um controle ambiental para preservar o maio ambiente.

O perfil do profissional foi desenvolvido através de pesquisas e metodologia desenvolvida pelo SENAI, para que os perfis sejam estabelecidos por competência e nos resultados que o Mestre de Obras deve apresentar na conclusão do seu trabalho.

curso de mestre de obras 3 300x200 Curso de Mestre de Obras, Onde FazerQuem pode se inscrever no curso?

O curso de Mestre de Obras esta aberto para candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou que comprovem a conclusão da sexta serie deste nível de ensino e devem possuir experiência de no mínimo cinco anos nessa área ou em outra que seja relacionada com a construção civil como:

  • Pedreiro
  • Encanador
  • Armador
  • Carpinteiro de formas
  • Carpinteiro telhadista
  • Pintor e instalador de placas de gesso acartonado ou eletricista
  • Experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores da área da construção civil.

Onde fazer o curso e o estágio?

O curso de mestre de obras pode ser feito em vários locais, a Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” em São Paulo é considerado um dos mais completos e procurados por empresas que oferecem vagas de estagio e com duas fases obrigatórias que são: a Escolar, que tem duração de 1.200 horas em dois anos letivos, sendo oferecidas nos períodos de manhã, tarde e noite, e o Estágio Supervisionado com períodos de 400 a 1.600 horas e no Maximo por dois anos.

O estagio pode ser feito durante o período escolar ou após o mesmo, mas deve ser feito antes de completar cinco anos da data de ingresso do aluno no curso. Para maiores informações você pode acessar o site do SENAI http://www.sp.senai.br/construcaocivil/webforms/Interna.aspx?secao_id=40

curso de mestre de obras 2 300x188 Curso de Mestre de Obras, Onde FazerQuem supervisiona o estagio?

A supervisão do estagio é feita pela empresa no próprio local de trabalho do aluno e por técnicos de ensino do SENAI. A escola dispõe de coordenação de estagio com a divulgação de vagas para os candidatos e da orientação a empresas e alunos e tudo isso sem nenhum custo para a empresa.

Os alunos têm a vantagem de estar possibilitando a integração entre a escola e o mercado de trabalho permitindo que o aluno ingresse nos meios profissionais e empresariais com vivencia na realidade da profissão que permite o seu aprimoramento.

Para concluir:

Não perca a chance de se tornar um profissional qualificado no Curso de Mestre de Obras que o SENAI oferece.

Conteúdo avaliado com média: