Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 7:02 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Logística Grátis pela Internet

logistica curso Curso de Logística Grátis pela Internet

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.

Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.

Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.

Atualmente, existem cursos universitários destinados exclusivamente ao estudo da logística. Os profissionais desta área são muito requisitados por empresas, principalmente as de grande porte e multinacionais.

A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

O termo logística vem do grego logos (λόγος), significando “discurso, razão, rácio, racionalidade, linguagem, frase”, mais especificamente da palavra grega logistiki (λογιστική), significando contabilidade e organização financeira. A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger – alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.

Houve tempo em que se exigia do profissional de logística formação universitária em engenharia. Hoje existem no Brasil alguns cursos de formação específica nesta área, como cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação específicos em logística.

A procura é muito grande e os estudantes, assim que se formam, encontram bons empregos nas empresas especializadas.

A área de Logística está se ampliando no mercado de trabalho, sendo muito valorizada dentro das indústrias de diversos seguimentos. O profissional em logística tem como tarefa organizar e controlar a produção, visando sempre à qualidade dos serviços e o entrosamento com os demais funcionários de sua empresa.

O técnico em logística adquire ao longo de sua formação conhecimentos que ajudam a executar processos de planejamento, melhorando o trabalho dentro das indústrias. Cabe ao profissional arcar com a manutenção de máquinas e cuidar do estoque de produtos. O curso de Logística e Transportes é oferecido pela FATEC, visando a capacitação de profissionais para atuar em transportadoras (otimização de transporte). Outro curso de Logística do Centro Paula Souza pertence a ETE (Escola Técnica), onde leva-se 1 ano e meio para concluir a habilitação profissional. Os cursos citados são reconhecidos pelo MEC e totalmente gratuitos.

A estrutura curricular do curso de logística é bem ampla, traz conteúdos voltados para a formação básica e tecnológica. O aluno vai aprender sobre Comunicação Empresarial, Economia, Gestão da Qualidade, Matemática Financeira, Comércio Exterior, Geografia dos Transportes, entre outros temas.

O curso técnico em logística do Senai é voltado para o setor industrial, integra a área de Gestão e tem duração de dois anos (quatro módulos). Ao longo dos semestres, os alunos contam com uma infraestrutura moderna para os estudos, visando os processos produtivos e logísticos. No último módulo, cabe ao profissional cumprir uma determinada carga horária de estágio.

Para as pessoas que já passaram pela formação técnica ou tecnológica em Logística, é aconselhável optar por um curso de logística a distância como uma forma de extensão e aperfeiçoamento. A UNIASP (Universidade Aberta de São Paulo) oferece pós-graduação EAD em Logística no programa Lato Sensu. O curso tem duração de 12 meses e permite que o aluno realize diversas pesquisas relacionadas aos processos logísticos para complementar a formação. A faculdade também promove extensão universitária e MBA Executivo Empresarial. Acesse o site da UNIASP e obtenha mais informações.

Você deseja adquirir conhecimentos logísticos para aplicar no seu trabalho, mas não possui condições financeiras para tal investimento? Então conheça o Dicionário de Logística disponibilizado na página Ideal Grátis, o material é formado por uma linguagem fácil e completa.