Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 28 de junho de 2011, às 15:19 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Libras Gratuito

O curso de Libras é essencial para o desenvolvimento de uma boa comunicação entre a sociedade com as pessoas que possuem deficiência auditiva.
33036 cursos de libras Curso de Libras GratuitoConheça o alfabeto em Libras (Foto: Divulgação)

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi criada para que as pessoas com deficiência auditiva consiga se comunicar. Desta formas, elas são naturalmente desenvolvidas dentro das comunidades surdas. Mas, para que sua eficiência ocorra de fato é preciso que as pessoas sem nenhum tipo de problema auditivo, aprenda essa linguagem que se propaga por meio das mãos.

Leia também: Aprender Libras Grátis: Sites, Dicas

 

Regras de Libras

Do mesmo modo que acontece com todos os idiomas utilizados via oral, a Libras possui certas regras. Estas particularidades são determinadas por conta da questão culturais existente em diferentes países e também, nas diferentes regiões dentro de uma mesma nação, como os sotaques e dialetos. Cada um dos sinais que são utilizados em Libras são formados e representados partindo da movimentação que o indivíduo faz com suas mãos, de acordo com o local no espaço, ou ponto de seu corpo, onde os sinais são apresentados.

 

Confira abaixo algumas regrinhas da Libras.

 

  • Mãos: A forma que a pessoa representa com suas mãos determinam a formação das letras.

 

  • Articulação: Este ponto é reconhecido pelo local onde está a mão predominante em determinado diálogo, variando a parte do corpo de acordo com o diálogo que é desenvolvido em determinado momento.

 

  • Orientações espaciais: Em Libras, algumas expressões são identificadas quando se apresenta a direção no espaço, de acordo com a ideia que é desenvolvida em um diálogo.

 

  • Movimentação: É a forma como o indivíduo representa este sinal, pois, em Libras, diversas palavras têm seu significado específico quando a mão está para, ou quando realiza determinado movimento em um diálogo.

 

  • Expressão: Esta etapa é indispensável para que se estabeleça uma comunicação correta em linguagem de sinais, uma vez que é a expressão facial representada pelo indivíduo, a forma como será estabelecido o tom de cada frase, como se fosse a voz.

Saiba mais sobre: Curso de Libras Gratuito AL 2012

 

 

33036 libras Curso de Libras GratuitoA expressão facial dá o tem da conversa em Libras (Foto: Divulgação)

Cursos de Libras online

Você gostou da ideia e quer efetuar alguns cursos de Libras? Conheça abaixo alguns:

 

Instituição: SENAI

Link para o curso: www.senai.br/psai/libras_apresentacao.asp 

 

Instituição: LIBRAS 24 HORAS

Link para o curso: www.libras24h.com.br

 

Instituição: ECID

Link para o curso: www.ecid.com.br/libras

 

Instituição: AAPE

Link para o curso: www.aappe.org.br/?pg=cursos

Conteúdo avaliado com média: