Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 15 de setembro de 2010, às 9:59 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Leiloeiro Oficial, Como ser Leiloeiro

Curso de Leiloeiro Oficial Como ser Leiloeiro 234x300 Curso de Leiloeiro Oficial, Como ser Leiloeiro

Hoje em dia se destacar no mercado de trabalho é muito importante em alguns setores. Para ser um leiloeiro oficial por exemplo é necessário muito mais que um simples curso com diploma, destacaremos a seguir algumas dicas valiosas para quem pretende ingressar na carreira. Não perca as nossas informações sobre o curso de leiloeiro oficial, como ser leiloeiro destacadas neste post elas podem ser de grande valia principalmente para aqueles que ainda não optaram por uma área para atuação profissional.

Segundo o dicionário Aurélio a definição para leiloeiro é: profissional que organiza leilões. Sentido que parece ser restrito, mas é muito amplo em vista das exigências para ser um bom leiloeiro impostas pelo mercado de trabalho. Um leiloeiro é o profissional que motiva, incentiva e seduz as pessoas para a compra. Os bens que vão a leilão ficam muito mais atrativos através da voz do leiloeiro que deve possuir boa dicção e excelente voz, afinal é com ela que a profissão se destaca.

É a capacidade de persuasão desse profissional que atrai os organizadores de um leilão, pois quanto mais objetos, imóveis, ou quer o que for leiloado seja vendido maior o sucesso do evento. Não se trata de fechar a venda o mais rápido possível e sim de fechá-la pela melhor oferta. Assim como em todas as profissões existe um perfil necessário e estipulado por lei para o profissional se tornar um leiloeiro. É obrigatório para um cidadão que sonha em se tornar leiloeiro: em primeiro lugar ser brasileiro com todas as obrigações de cidadão cumpridas, tais como os deveres civis e políticos, assim como também ter idoneidade comprovada através de certidões negativas nos órgãos públicos, morar na cidade onde irá exercer a profissão a mais de 5 anos e ter idade igual ou superior a 25 anos.

É preciso ser persuasivo e ao mesmo tempo honesto sobre o bem que está sendo leiloado, logo muito jogo de cintura também é característica necessária para o leiloeiro que deve contar com o dom do improviso, além de ótima postura demonstrada através dos gestos, eloquência e expressão corporal, ser leiloeiro é ser um artista. Estar inserido na arte de persuadir através da boa desenvoltura.

Sobre o grau de instrução de acordo com a lei nada atualizada de 1932 que regulamenta a profissão não é necessário ter grau de instrução algum, apenas ser alfabetizado. Mas é muito importante ressaltar que um bom leiloeiro é aquele que possui uma bagagem cultural incrível, pois assim saberá explicitar os detalhes mais imperceptíveis tanto para leigos como pra bons entendedores de arte.

Contudo mesmo que não se existia uma exigência de escolaridade mínima é necessário que o profissional tenha registros nas Juntas Comerciais do Estado que irá atuar, assim como também no DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio).

Apesar das exigências parecerem poucas como já mencionamos é preciso ter muitas informações sobre o que estará sendo leiloado, além disso em alguns casos é exigido do profissional que mantenha armazenado em segurança os bens. Ao final das vendas também em geral é exigido um edital.

Existem ótimos cursos disponíveis de leiloeiros online para quem deseja se interar na profissão além claro de também obter certificação. Se esse é seu caso, indicamos a escola online: www.escolaonline.net.

Agora quem deseja nomear-se pode fazê-lo mediante a um requerimento, separamos aqui o modelo do ofício de leiloeiro oficial da Junta Comercial de São Paulo. http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/downloads/leiloeiros.pdf

Esperamos que nossas dicas tenham sido válidas e desejamos sucesso na sua carreira profissional e escolhas.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.