Menu

Cursos

Atualizado em 31 de julho de 2011, às 0:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Curso de Hotelaria Gratuito RJ

“Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara, este samba é só porque Rio, eu gosto de você, a morena vai sambar, seu corpo todo balançar. Rio de sol, de céu, de mar, dentro de mais um minuto estaremos no Galeão, Copacabana, Copacabana (…)”.

Essa é mais uma das belas canções sobre a Cidade Maravilhosa, que em 2014 e 2016 receberá gente do mundo inteiro devido à Copa e Olimpíadas. E para recepcionar tantos turistas, é preciso ter gente qualificada para isso. Por essa razão, é hora de conciliar o útil ao agradável, podendo se formar em uma determinada profissão, arrumar imediatamente um emprego no embalo dos grandes eventos e ainda, garantir um trabalho daqui a alguns anos. Uma grande oportunidade é dada pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município do Rio de Janeiro, que está inscrevendo para cursos gratuitos de hotelaria.

camareira porto 02 300x225 Curso de Hotelaria Gratuito RJ

O curso de hotelaria gratuito é destinado àqueles que têm baixa renda. São oferecidas, inicialmente, 120 vagas distribuídas por camareira/arrumador (30), mensageiro/capitão porteiro (30), vagas para garçom (30) e barman (30). A duração é de quatro meses e é uma forma de conquistar uma vaga no mercado, já que se trata de Rio de Janeiro, um lugar turístico com muitos postos de trabalho nessa área. A proposta do governo da cidade é oferecer 720 oportunidades como essas durante dois anos.

barman2 300x198 Curso de Hotelaria Gratuito RJ

Os alunos terão aulas dadas pela grande rede de hotéis Windsor, que também fornecerá todo o material necessário, assim como uniformes, transporte e lanches. Além disso tudo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecerá cursos de língua estrangeira e aulas de informática. Dessa forma, é mais uma maneira de qualificar os profissionais que atuarão na hotelaria na cidade.

Além de haver a exigência sobre a renda do interessado, também é cobrada a questão da escolaridade. Os candidatos devem necessariamente estar cursando o nível médio ou tê-lo concluído.

Não há mais tempo a perder e para garantir essa grande chance é preciso ir ao Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, que fica na Avenida Niemeyer, 776, São Conrado. O horário de atendimento é quase o dia inteiro, das 9h às 17h. Os candidatos devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Quem tiver dúvidas pode ligar para 21-3111-1025 ou 21-3111-1019.

197538493 300x201 Curso de Hotelaria Gratuito RJ

Outra instituição que periodicamente oferece cursos gratuitos na área de hotelaria no Rio de Janeiro, tanto nos municípios como na capital, é a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), na sua Escola de Hotelaria. Sempre são oferecidas oportunidades para aprender a ser garçom, auxiliar de cozinha, camareira, cozinheiro, cursos de idiomas, assistente de gerências, auxiliar administrativo, panificação, salgados, entre outros. É um excelente caminho para quem deseja ter uma profissão e ainda ter a chance de trabalhar quando a cidade abrir as portas para os grandes jogos.

foto27 Curso de Hotelaria Gratuito RJ

A variação da duração das aulas é de cerca de dois meses e as inscrições para os cursos de hotelaria são aceitas nas unidades em que eles ocorrem. Os interessados devem ficar atentos para a abertura de oportunidades e isso pode ser conferido no site http://www.faetec.rj.gov.br/