Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 16 de junho de 2011, às 22:12 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Filosofia Gratuito

curso filosofia Curso de Filosofia Gratuito

Uma definição precisa do termo “filosofia” é impraticável. Tentar formulá-la poderia, ao menos de início, gerar equívocos. Com alguma espirituosidade, alguém poderia defini-la como “tudo e nada, tudo ou nada…”. Melhor dizendo, a filosofia difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano – ou mesmo da realidade, até onde se admite que isso possa ser feito — como um todo. Contudo, na prática, o conteúdo de informação real que a filosofia acrescenta às ciências especiais tende a desvanecer-se até parecer não deixar vestígios. Acreditamos que esse desvanecimento seja enganoso. Mas devemos admitir que até aqui a filosofia não tem conseguido realizar suas grandes pretensões. Tampouco tem logrado êxito em produzir um corpo de conhecimentos consensual comparável ao elaborado pelas diversas ciências. Isso se deve em parte, embora não integralmente, ao fato de que, quando obtemos conhecimento verdadeiro a respeito de determinada questão situamos essa questão como pertencente à ciência e não à filosofia. 0 termo “filósofo” significava originariamente “amante da sabedoria”, tendo surgido com a famosa réplica de Pitágoras aos que o chamavam de “sábio”. Insistia Pitágoras em que sua sabedoria consistia unicamente em reconhecer sua ignorância, não devendo portanto ser chamado de “sábio”, mas apenas de “amante da sabedoria”. Nessa acepção, “sabedoria” não se restringia a qualquer dos domínios particulares do pensamento e, de modo similar, “filosofia” era usualmente entendida como incluindo o que hoje denominamos “ciência”. Esse uso socurso filosofia 2 Curso de Filosofia Gratuitobrevive ainda hoje em expressões como “filosofia natural”. Na medida em que uma grande produção de conhecimento especializado em um dado campo ia sendo conquistada, o estudo desse campo se desprendia da filosofia, passando a constituir uma disciplina independente. As últimas ciências que assim evoluíram foram a psicologia e a sociologia. Dessa forma, poderíamos falar de uma tendência à contração da esfera da filosofia na própria medida em que o conhecimento se expande. Recusamo-nos a considerar filosóficas as questões cujas respostas podem ser dadas empiricamente.

Aprender filosofia é uma das tarefas mais complicadas que existe. Os interessados por essa formação devem estar preparados para raciocinar, buscar explicações para vários temas que representam uma incógnita para a humanidade. O curso superior de filosofia, que dura em média quatro anos, transmite aos alunos uma enorme carga de conhecimentos.

O profissional em filosofia adquire ao longo de sua formação um forte potencial para fazer reflexões, ele analisa as idéias de antigos filósofos e tenta colocar em prática algumas teorias, ambientando-as ao mundo moderno. O licenciado em filosofia aprende sobre a “experiência humana no mundo” sob diferentes pontos de vista.

A graduação em filosofia UNESP é uma das melhores do Brasil, a universidade oferece uma moderna biblioteca para dar suporte aos estudos dos alunos. Durante os quatro anos de formação o estudante desenvolve uma nova percepção do mundo e adquire habilidade para interpretar idéias filosóficas. O curso é gratuito o processo seletivo não é tão concorrido como os demais cursos da UNESP.

Depois de passar pela graduação, é interessante que o profissional invista numa especialização em filosofia, optando por um tema de sua área. As universidades oferecem boas oportunidades de cursos de mestrado e doutorado, como é o caso da UFSCar e PUC. A pós-graduação requer pesquisa e dedicação aos estudos complementares.

Há quem queira se graduar em filosofia, mas não possui tempo disponível para freqüentar as aulas presenciais. Para esse tipo de situação temos o curso de filosofia a distância, uma modalidade oferecida pela Metodista de São Paulo. Com aulas teóricas, material didático avançado e ótimo corpo docente, o curso tem autorização do MEC. Outras informações você encontra no site da Metodista EAD.

O curso gratuito de filosofia da FGV é um meio viável para se adquirir conhecimentos filosóficos. Os estudos podem ser efetuados através da plataforma online que a Fundação Getúlio Vargas disponibiliza na web gratuitamente. Esse curso online é complementar e garante diploma para os alunos que prestarem os exames finais. Acesse o site FGV Online!

filosofia Curso de Filosofia Gratuito

Conteúdo avaliado com média: