Menu

Decoração

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Curso De Decoração De Bolos Artísticos

curso de decoração de bolos artísticos1 Curso De Decoração De Bolos ArtísticosDecoração de Bolos

Para fazer bolos artísticos bonitos e saborosos é necessário passar por uma capacitação apropriada e conhecer as principais técnicas de confeitaria. Considerado um trabalho um tanto que complicado, o confeiteiro de bolos artísticos precisa se preocupar com o sabor e estética final.

Os bolos artísticos são normalmente decorados com glacê ou pasta americana, sendo que o profissional se preocupa ao máximo com o acabamento. Preparados sob encomenda, os bolos decorados artisticamente são mais caros e responsáveis por ilustrar as mesas de casamento ou festas de aniversário.

Não há dúvidas de que o bolo de uma determinada festa precisa ser singular e despertar admiração nos convidados, por isso o número de encomendas é bastante significativo. Os profissionais que trabalham nessa área de confeitaria artística e possuem um bom portfólio sempre contam com serviços e faturam um bom dinheiro.

Vários institutos de ensino profissionalizante promovem o curso de decoração de bolos artísticos, com o objetivo de transmitir as principais técnicas ao longo das aulas. A formação conta com atividades teóricas e práticas, sendo que os alunos desenvolvem habilidades para manusear os alimentos e trabalham em cima das primeiras lições de confeitaria. Quem já tem conhecimentos nessa área da culinária encontrará mais facilidade na capacitação.

Como o ramo de confeitaria artística está em alta, o profissional formado na área encontra boas chances de se posicionar no mercado de trabalho. As aulas do curso profissionalizantes envolvem o preparo de bolos temáticos, valorizando principalmente a montagem da estética. As técnicas para decorar bolos são explanadas ao máximo para formar bons confeiteiros, capazes de atender as expectativas dos seus clientes.

O confeiteiro artístico, também chamado de cake designer, é um profissional que precisa estar sempre se atualizando sobre as novidades de sua área para melhorar a qualidade dos seus serviços. Ele também precisa trabalhar sua criatividade, sensibilidade para detalhes e conhecer os melhores ingredientes para decorar bolos.

A criação de bolos artísticos é possível graças à combinação de determinados ingredientes, como é o caso da pasta americana e corantes comestíveis. Dessa forma, o confeiteiro faz o acabamento tingindo a pasta das cores que necessita para o acabamento. Dependendo do tamanho e do design do bolo, ele pode chegar a custar de R$ 200 e R$ 1 mil.

Onde fazer curso de decoração de bolos artísticos?

curso de decoração de bolos artísticos Curso De Decoração De Bolos ArtísticosBolo decorado para meninas

 

Algumas unidades do SENAC incluem na programação o curso de confeitaria artística para a produção de bolos. A formação é qualificada, gera certificado e conta com moderna infraestrutura para a realização das aulas. Ao concluir o curso do serviço de aprendizagem, os profissionais podem trabalhar em padarias, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos.

Antes de ingressar num curso de confeitaria artística, é recomendado que o aluno já tenha um curso básico na área para dominar as principais noções. A programação do SENAC João Pessoa inclui o curso e tantos outros que envolvem a formação de confeiteiros na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac PB. Para se tornar aluno é necessário fazer a inscrição dentro do prazo e ter idade mínima de 18 anos. As próximas turmas este ano terão aulas a partir de 25 de maio de 2011.

Outra forma de aprender sobre bolos artísticos é através da internet, há uma série de cursos online que explanam o assunto e complementam a formação dos confeiteiros. Um bom exemplo de aprendizagem pela web é o conteúdo do site Bem Feitinho da TV Tem. O curso online é uma ótima opção para quem deseja aprender noções básicas para depois entrar numa formação mais avançada.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.