Menu

Decoração

Atualizado em 27 de abril de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Curso De Decoração De Bolos Artísticos

curso de decoração de bolos artísticos1 Curso De Decoração De Bolos ArtísticosDecoração de Bolos

Para fazer bolos artísticos bonitos e saborosos é necessário passar por uma capacitação apropriada e conhecer as principais técnicas de confeitaria. Considerado um trabalho um tanto que complicado, o confeiteiro de bolos artísticos precisa se preocupar com o sabor e estética final.

Os bolos artísticos são normalmente decorados com glacê ou pasta americana, sendo que o profissional se preocupa ao máximo com o acabamento. Preparados sob encomenda, os bolos decorados artisticamente são mais caros e responsáveis por ilustrar as mesas de casamento ou festas de aniversário.

Não há dúvidas de que o bolo de uma determinada festa precisa ser singular e despertar admiração nos convidados, por isso o número de encomendas é bastante significativo. Os profissionais que trabalham nessa área de confeitaria artística e possuem um bom portfólio sempre contam com serviços e faturam um bom dinheiro.

Vários institutos de ensino profissionalizante promovem o curso de decoração de bolos artísticos, com o objetivo de transmitir as principais técnicas ao longo das aulas. A formação conta com atividades teóricas e práticas, sendo que os alunos desenvolvem habilidades para manusear os alimentos e trabalham em cima das primeiras lições de confeitaria. Quem já tem conhecimentos nessa área da culinária encontrará mais facilidade na capacitação.

Como o ramo de confeitaria artística está em alta, o profissional formado na área encontra boas chances de se posicionar no mercado de trabalho. As aulas do curso profissionalizantes envolvem o preparo de bolos temáticos, valorizando principalmente a montagem da estética. As técnicas para decorar bolos são explanadas ao máximo para formar bons confeiteiros, capazes de atender as expectativas dos seus clientes.

O confeiteiro artístico, também chamado de cake designer, é um profissional que precisa estar sempre se atualizando sobre as novidades de sua área para melhorar a qualidade dos seus serviços. Ele também precisa trabalhar sua criatividade, sensibilidade para detalhes e conhecer os melhores ingredientes para decorar bolos.

A criação de bolos artísticos é possível graças à combinação de determinados ingredientes, como é o caso da pasta americana e corantes comestíveis. Dessa forma, o confeiteiro faz o acabamento tingindo a pasta das cores que necessita para o acabamento. Dependendo do tamanho e do design do bolo, ele pode chegar a custar de R$ 200 e R$ 1 mil.

Onde fazer curso de decoração de bolos artísticos?

curso de decoração de bolos artísticos Curso De Decoração De Bolos ArtísticosBolo decorado para meninas

 

Algumas unidades do SENAC incluem na programação o curso de confeitaria artística para a produção de bolos. A formação é qualificada, gera certificado e conta com moderna infraestrutura para a realização das aulas. Ao concluir o curso do serviço de aprendizagem, os profissionais podem trabalhar em padarias, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos.

Antes de ingressar num curso de confeitaria artística, é recomendado que o aluno já tenha um curso básico na área para dominar as principais noções. A programação do SENAC João Pessoa inclui o curso e tantos outros que envolvem a formação de confeiteiros na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac PB. Para se tornar aluno é necessário fazer a inscrição dentro do prazo e ter idade mínima de 18 anos. As próximas turmas este ano terão aulas a partir de 25 de maio de 2011.

Outra forma de aprender sobre bolos artísticos é através da internet, há uma série de cursos online que explanam o assunto e complementam a formação dos confeiteiros. Um bom exemplo de aprendizagem pela web é o conteúdo do site Bem Feitinho da TV Tem. O curso online é uma ótima opção para quem deseja aprender noções básicas para depois entrar numa formação mais avançada.