Search

Curso de Culinária Japonesa Gratuito

Google plus

curso de culinária japonesa gratuito visa à formação de profissionais que já lidam com a área gastronômica, demonstrando técnicas para o preparo de determinados pratos. Diversas escolas profissionalizantes no Brasil oferecem esse curso, explorando todos os tópicos que envolvem a culinária do Japão.

Curso de culinária japonesa gratuito

 

Curso de Culinária Japonesa Gratuito

A cozinha japonesa tem características exclusivas, tanto no que diz respeito a mistura de sabores como também a forma de consumir os pratos. Muitos restaurantes se baseiam na cultura do Japão para elaborar o cardápio, procurando preparar as receitas da forma mais fiel possível. A culinária japonesa consegue ser ao mesmo tempo exótica, saudável e saborosa. Entre os ingredientes super-valorizados para a confecção dos pratos, destacam-se: arroz, peixes, frutos do mar, nabo, pepino, cogumelos e algas.

A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como uma culinária rica e saudável, e a culinária caseira japonesa deve ser feita com cuidado e conhecimento, utilizando ingredientes de qualidade tendo o minimo de base de combinação de sabores para não errar nas misturas. Esse tipo de culinária é vista hoje como a versão oriental da cozinha de bistrô francesa. Isso ocorre pelo fato de ambas terem algumas similaridades, como por exemplo:o uso de ingredientes frescos, o preparo lento de pratos ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas. São gostos e cheiros que fazem lembrar da infância, em que as avós abusavam de temperos frescos retirados do quintal, rodeadas pela família ou aquelas reuniões de amigos em casa.

O que nem todos sabem é que como na culinária francesa, em que os pratos variam de sabor conforme influências regionais, a comida  japonesa passa pelo mesmo processo. Conhecer todas essas nuances é um pouco difícil, mas conhecendo duas das principais linhas regionais gastronômicas da culinária japonesa é possível identificar algumas variações importantes e não errar a mão. São elas: a de Kantõ e a de Kansai.

A expressão Kantõ pode ser traduzida como “a leste do portal”,  essa região é uma das mais populosas do Japão, além de ser conhecida pelo seu alto desenvolvimento industrial, e tem as cidades de Tóquio, Yokohama e Kawasaki dentro de seus limites. Kantõ tem como características principais a vida urbana intensa e gostos mais requintados, sendo assim, a culinária segue por linhas diferenciadas com sabores fortes e bem marcantes. Outra característica dessa região é utilizar sabores que não são próprios da região, ou seja, tem boa aceitação em relação a ingredientes de origem estrangeira.

 

 

Kansai é a região“a oeste do portal”.É uma região caracterizada por não ter fronteiras bem delimitadas,dentro dela estão localizadas as cidades de Osaka,Kobe e Kyoto,que se tornou conhecida por ser sede da corte imperial durante aproximadamente 1.200 anos.A região tem forte influencia budista  Fortemente influenciada pela estética zen-budista e pelos gostos da aristocracia,a culinária de Kansai prioriza os sabores naturais dos ingredientes,evitando temperos em excesso e gordura.Os pratos de Kansai são leves e belos na apresentação.Os caldos e consomês são claros e sutis no sabor.Trata-se da culinária tradicionalista.

 

Para quem procura um curso rápido de culinária japonesa,além de uma instituição confiável pode optar pelos cursos oferecidos pelo Senac,na modalidade de Cursos Livres.“A Arte da Culinária Japonesa–Pratos Frios” é uma formação que corresponde a carga horária de 20 horas e ensina técnicas básicas de preparo da comida,montagem do prato e apresentação.As exigências para fazer o curso são:ter no mínimo 16 anos e estar cursando o ensino fundamental,além de portar CPF e RG para inscrição. Acesse o site doSenac SPpara mais informações.

Outra opção de curso presencial é o curso ofertado pelo sensei Aldo Onida,formado em culinária internacional e especializado na culinária japonesa.O curso é um intensivo de 8 horas,onde você aprende a forma correta de manusear os utensílios,ponto de cozimento do Gohan(arroz japonês),além do corte correto do peixe para cada tipo de prato.Os cursos são oferecidos nas cidades de São Paulo,Curitiba,Florianópolis e Rio de Janeiro,o valor do curso fica entre R$350,00 a R$400,00,dependendo do local de realização.Para mais informações acesse o site http:

Na internet é possível encontraraulas de culinária japonesa grátisno formato de vídeos,basta que os interessados façam uma busca no Youtube para encontrar um bom material de estudo.Alguns e-books e tutorias sobre gastronomia japonesa também podem ser úteis para o autoaprendizado,fazendo uma abordagem teórica sobre a cozinha japonesa.Confira vídeos:

 


Google plus


Este artigo possui 16 comentários

  1. Ed Carlos Rocha
    Publicado em 26/01/2012 às 5:47 PM [+]

    Olá muito bo tarde,gostaria de me escrever no curso da culinária japonesa gratuito,adorei o site e gostaria de saber como faço para me matricular,agradeço desde já.Ed Carlos.

  2. Iolanda Ferreira Medeiros
    Publicado em 09/08/2012 às 9:36 AM [+]

    Bom dia!Gostaria de me matricular no curso de culinária japonesa gratuito.

  3. Iolanda Ferreira Medeiros
    Publicado em 09/08/2012 às 9:37 AM [+]

    Bom dia!Gostaria de me matricular no curso de culinária japonesa gratuito.gostaria de mais informacao a respeito se possivel for.Obrigada.

  4. MTJac
    Publicado em 09/08/2012 às 11:01 AM [+]

    O curso de culinária japonesa Senac, integrante da modalidade de Cursos Livres, é uma ótima oportunidade para quem deseja se profissionalizar. “A Arte da Culinária Japonesa – Pratos Frios” é uma formação que corresponde a carga horária de 20 horas e pode ser gratuito, quando o aluno participa do programa de concessão de bolsas de estudos. Acesse o site do Senac SP para mais informações.

  5. daniel fernandes lucena
    Publicado em 18/12/2012 às 1:36 PM [+]

    tenho 16 anos gostaria de fazer um curso de culinaria japonesa gratuito moro no ABC espero um contato

  6. MTJac
    Publicado em 19/12/2012 às 6:19 PM [+]

    Olá Daniel,

    Para maiores informações sobre os cursos e inscrições é preciso seguir as orientações citadas no texto e procurar a escola, vale ressaltar que os cursos gratuitos tem prazo de inscrição, às vezes você poderá encontrar o mesmo mais sem ser gratuito.

    Att,

  7. victor andres loechle
    Publicado em 15/04/2013 às 12:44 PM [+]

    meu desejo e aprender sobre comida japonesa e procuro um curso gratuito em manaus….. obrigado

  8. Karla
    Publicado em 21/04/2013 às 7:08 PM [+]

    Victor dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  9. Ricardo Guimarães
    Publicado em 06/01/2014 às 1:34 PM [+]

    Boa Tarde,

    Gostaria de vcs informações sobre curso para sushiman na Cidade de João Pessoa (Pb) Agradeço antecipadamente à atenção.

  10. fabio cordeiro
    Publicado em 26/01/2014 às 10:16 AM [+]

    gostaria de fazer curso de culinaria japonesa para saborear

  11. Ana Rosa Castro
    Publicado em 02/10/2014 às 12:47 AM [+]

    Boa Noite,

    Eu sou SUSHIWOMEN iniciante e gostaria de algumas dicas para pratos especiais..
    Obrigado…!!!

  12. Rafael
    Publicado em 10/02/2015 às 5:57 PM [+]

    Olá gostaria de participar do curso de sushiman, no site não achei onde se inscrever, por favor aguardo retorno pois tenho muito interesse.

  13. eliane
    Publicado em 13/04/2015 às 11:41 AM [+]

    Olá gostaria de participar do curso de sushiman, no site não achei onde se inscrever, por favor aguardo retorno pois tenho muito interesse.

  14. Karla
    Publicado em 13/04/2015 às 4:57 PM [+]

    Boa Tarde Eliane tudo bom , para inscrição. Acesse o site do Senac SP para mais informações. Na internet é possível encontrar aulas de culinária japonesa grátis no formato de vídeos, basta que os interessados façam uma busca no Youtube para encontrar um bom material de estudo. Alguns e-books e tutorias sobre gastronomia japonesa também podem ser úteis para o autoaprendizado, fazendo uma abordagem teórica sobre a cozinha japonesa.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  15. Jackellini souza
    Publicado em 25/05/2015 às 3:57 PM [+]

    Boa Tarde,
    Gostaria de fazer o curso mais não tenho condições financeiramente.
    Gostaria de abrir meu próprio negócios se me ajudarem com o curso estarei grata

  16. Eliane Queiroz Ribeiro
    Publicado em 12/07/2015 às 11:56 PM [+]

    Gostaria de fazer 1 curso de comidas japonesas e nao condiçoes financeiras para faze-lo tem como me ajudar…Aguardo sugestoes de vcs…Gde abraço

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top