Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 1 de julho de 2011, às 4:51 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Culinária Japonesa Gratuito

Curso de culinária japonesa gratuito Curso de Culinária Japonesa Gratuito

O curso de culinária japonesa gratuito visa à formação de profissionais que já lidam com a área gastronômica, demonstrando técnicas para o preparo de determinados pratos. Diversas escolas profissionalizantes no Brasil oferecem esse curso, explorando todos os tópicos que envolvem a culinária do Japão.

A cozinha japonesa tem características exclusivas, tanto no que diz respeito a mistura de sabores como também a forma de consumir os pratos. Muitos restaurantes se baseiam na cultura do Japão para elaborar o cardápio, procurando realizar as receitas da forma mais fiel o possível. A culinária japonesa consegue ser ao mesmo tempo exótica, saudável e saborosa. Entre os ingredientes super-valorizados para a confecção dos pratos, destacam-se: arroz, peixe, frutos do mar, nabo, pepino, cogumelos e algas.

A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como uma culinária rica e saudável, e a culinária caseira japonesa é vista atualmente como a versão oriental da cozinha de bistrô francesa. O conceito de ambas é similar: priorizam-se os ingredientes frescos e o preparo lento de pratos honestos, ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas. São gostos e aromas que remetem à infância, a ambientes familiares e reuniões de amigos em casa.

Pouca gente sabe, mas assim como na culinária francesa pratos variam de sabor conforme influências regionais, o mesmo ocorre com a comida japonesa. Conhecer todas essas nuances é um pouco difícil, mas é possível conhecer pelo menos duas das principais linhas regionais gastronômicas da culinária japonesa: a de Kantõ e a de Kansai.327 Curso de Culinária Japonesa Gratuito

A expressão Kantõ significa “a leste do portal” e é das regiões mais populosas e industrialmente desenvolvidas do Japão, compreendendo as cidades de Tóquio, Yokohama e Kawasaki. Região caracterizada pela intensa vida urbana e pelos gostos burgueses, a culinária de Kantõ revela preferência por sabores fortes e marcantes.

Kansai significa “a oeste do portal”. Trata-se de uma região com fronteiras não muito bem definidas, que compreende as cidades de Osaka, Kobe, e a antiga sede da corte imperial por mil e duzentos anos, Kyoto. Fortemente influenciada pela estética zen-budista e pelos gostos da aristocracia, a culinária de Kansai prioriza os sabores naturais dos ingredientes, evitando temperos em excesso e gordura. Os pratos de Kansai são leves e belos na apresentação. Os caldos e consomês são claros e sutis no sabor. Trata-se da culinária tradicionalista. Curso de culinária japonesa gratuito 300x199 Curso de Culinária Japonesa Gratuito

Existem escolas especializadas na culinária do Japão, como é o caso da Amano em São Paulo. A instituição promove os cursos nos módulos básico e avançado ensinando o passo a passo para o preparo de pratos tradicionais (Nabemono, Mushimono, Aguemono, entre outros). A formação básica dura cinco meses e tem mensalidade correspondente a R$ 450,00, o módulo avançado segue o mesmo parâmetro. O curso de sushiman SP também é uma opção oferecida pela escola Amano, demonstrando técnicas para o preparo de sushis e sashimis. Para se matricular no curso, acesse o site Culinária Japonesa.

O curso de culinária japonesa Senac, integrante da modalidade de Cursos Livres, é uma ótima oportunidade para quem deseja se profissionalizar. “A Arte da Culinária Japonesa – Pratos Frios” é uma formação que corresponde a carga horária de 20 horas e pode ser gratuito, quando o aluno participa do programa de concessão de bolsas de estudos. Acesse o site do Senac SP para mais informações.

091 065capa Curso de Culinária Japonesa Gratuito

Na internet é possível encontrar aulas de culinária japonesa grátis no formato de vídeos, basta que os interessados façam uma busca no Youtube para encontrar um bom material de estudo. Alguns e-books e tutorias sobre gastronomia japonesa também podem ser úteis para o autoaprendizado, fazendo uma abordagem teórica sobre a cozinha japonesa. Confira vídeos:

Conteúdo avaliado com média: