Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 29 de abril de 2011, às 8:38 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Cuidador de Idosos Gratuito

cuidador de idosos Curso de Cuidador de Idosos GratuitoComo ainda é uma profissão nova, sem sindicatos representativos ou pouquíssimas associações de classe – só conheço a Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG) – é normal haver perguntas referentes a esta profissão: como contratar, qual o salários, quais os direitos trabalhistas, quais são seus deveres, etc, etc…
Vamos buscar primeiro na Classificação Brasileira de Ocupações, onde o cuidador de idosos é conceituado como TRABALHADOR DOMÉSTICO, como a empregada doméstica, a babá, a faxineira ou a cozinheira. Assim, o que vale para a empregada doméstica, ainda vale para o cuidador de idosos. Veja o que fala a Classificação Brasileira de Ocupações:
5162 -10 Cuidador de idosos - Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.
Descrição sumária
Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”
Assim, o cuidador de idosos tem direitos trabalhistas assegurados pela constituição, como qualquer trabalhador:
carteira de trabalho devidamente anotada
salário mínimo garantido por lei, 13º salário e férias de 30 dias, repouso semanal, de preferência no domingo
licença gestante de 120 dias e a estabilidade no emprego até 5 meses após o parto, aposentadoria, aviso prévio de 30 dias, auxílio-doença pelo INSS, seguro desemprego (se recolheu fundo de garantia por tempo de serviço, por pelo menos 15 meses), vale tansporte, juntamente com o empregador, recolher o INSS,
finalmente, como todo trabalhador doméstico, fundo de garantia opcional pelo empregador.
As dúvidas referentes ao salário (que não pode ser MENOR que o salário mínimo) são as mais citadas pelos internautas.Cuidador 300x262 Curso de Cuidador de Idosos Gratuito

O cuidador de idosos tem em suas mãos uma grande responsabilidade, cabe a ele garantir a saúde e bem estar das pessoas com idade avançada. Não é qualquer indivíduo que pode assumir esse tipo de função, é necessário ter um preparo profissionalizante para conseguir desempenhar um bom trabalho.

Algumas instituições promovem o curso de cuidador de idosos, uma capacitação pouco conhecida, mas que aos poucos tem despertado interesse das pessoas que desejam obter uma colocação no mercado de trabalho. O cuidador aprende a suprir as necessidades do idoso, ter uma postura calma e paciente para dar atenção e lidar com as doenças típicas do envelhecimento.

A saúde é uma questão muito importante para o curso grátis de cuidador de idosos, o profissional precisa entender as limitações da terceira idade, as doenças crônicas que se manifestam nessa fase e a compreensão psicológica.

O CIAPE (Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento) é uma entidade que oferece o curso de cuidador de idosos, permitindo que pessoas de qualquer região do Brasil se submetam a capacitação. Com uma carga horária de 100 horas, o curso é constituído por módulos como Envelhecimento Humano, Cuidados com Medicação e Rede de Serviços de Atenção ao Idoso. As aulas são presenciais e acontecem as unidades do CIAPE em Belo Horizonte, Fortaleza, Pouso Alegre, Conselheiro Lafaiete e Lavras, ao longo de 8 sábados.67408116 1 Imagens de APOIO A IDOSOS ENTRONCAMENTO Curso de Cuidador de Idosos Gratuito

As vagas de emprego para cuidador de idosos estão aumentando, podendo o profissional ser contratado para cuidar de uma pessoa específica ou atuar em asilos e clínicas de repouso. Os profissionais capacitados na área terão maiores chances de contratação.

O curso de cuidador de idosos SP está sendo promovido pelo Programa Jovem Paulistano na capital, disponibilizando 90 vagas para o curso de capacitação profissional. As inscrições serão encerradas no dia 13 de janeiro e os alunos deverão ter idade superior a 16 anos. Depois de passar pelo curso, procure por emprego no Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo.

Conteúdo avaliado com média: