Cursos Gratuitos

Curso de Cuidador de Idosos Gratuito

Por Isah

Como ainda é uma profissão nova, sem sindicatos representativos ou pouquíssimas associações de classe, é normal haver perguntas referentes a esta profissão: como contratar, qual o salários, quais os direitos trabalhistas, quais são seus deveres entre várias outras. A profissão de cuidador de idosos tem crescido em todos os estados pelo fato de a quantidade de idosos no Brasil ter crescido bastante.

Curso de Cuidador de Idosos Gratuito

Vamos buscar primeiro na Classificação Brasileira de Ocupações, onde o cuidador de idosos é conceituado como TRABALHADOR DOMÉSTICO, como a empregada doméstica, a babá, a faxineira ou a cozinheira. Assim, o que vale para a empregada doméstica, ainda vale para o cuidador de idosos. Veja o que fala a Classificação Brasileira de Ocupações:

5162 -10 Cuidador de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.

O cuidador de idosos tem em suas mãos uma grande responsabilidade, cabe a ele garantir a saúde e bem estar das pessoas com idade avançada. Não é qualquer indivíduo que pode assumir esse tipo de função, é necessário ter um preparo profissionalizante para conseguir desempenhar um bom trabalho

Algumas instituições promovem o curso de cuidador de idosos, uma capacitação pouco conhecida, mas que aos poucos tem despertado interesse das pessoas que desejam obter uma colocação no mercado de trabalho. O cuidador aprende a suprir as necessidades do idoso, ter uma postura calma e paciente para dar atenção e lidar com as doenças típicas do envelhecimento.

A saúde é uma questão muito importante para o curso grátis de cuidador de idosos, o profissional precisa entender as limitações da terceira idade, as doenças crônicas que se manifestam nessa fase e a compreensão psicológica.

O CIAPE (Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento) é uma entidade que oferece o curso de cuidador de idosos, permitindo que pessoas de qualquer região do Brasil se submetam a capacitação. Com uma carga horária de 100 horas, o curso é constituído por módulos como Envelhecimento Humano, Cuidados com Medicação e Rede de Serviços de Atenção ao Idoso. As aulas são presenciais e acontecem as unidades do CIAPE em Belo Horizonte, Fortaleza, Pouso Alegre, Conselheiro Lafaiete e Lavras, ao longo de 8 sábados.

Algumas outras instituições de ensino também oferecem o curso de cuidador de idoso grátis para especialização na área. Segue a lista:

São Paulo

Rio de Janeiro

Santa Catarina

Distrito Federal

As vagas de emprego para cuidador de idosos estão aumentando, podendo o profissional ser contratado para cuidar de uma pessoa específica ou atuar em asilos e clínicas de repouso. Os profissionais capacitados na área terão grandes chances de contratação.

Onde encontrar cursos grátis de cuidador de idoso

O curso de cuidador de idosos SP está sendo promovido pelo Programa Jovem Paulistano na capital, disponibilizando 90 vagas para o curso de capacitação profissional. As inscrições serão encerradas no dia 13 de janeiro e os alunos deverão ter idade superior a 16 anos. Depois de passar pelo curso, procure por emprego no Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo.

Recomendado para você

Cursos Gratuitos

Curso de Fibra de Vidro Grátis

Cursos Gratuitos

Sesc AM 2017 cursos gratuitos de idiomas

Cursos Gratuitos

Unesp Rio Preto cursos gratuitos de idiomas 2017

Cursos Gratuitos

Escola do Trabalho Taubaté cursos gratuitos 2017

Comentários

93 respostas para “Curso de Cuidador de Idosos Gratuito”

  1. Valeria Claudio disse:

    gostaria mto de ter o curso de cuidadora,amo mexer com eles eu trabalho no nuclo de apoio as idosos,na faxina amo eles moro no vale do jatoba barreiro me ajuda faser este curso de gratis,aguardo obrigada…

  2. Vera Lucia de Almeida disse:

    Trabalho há mais de 10 anos nessa área e já tenho o curso de cuidadora. Amo o que faço e me dedico muito ha essas pessoas tão especiais que de alguma forma precisa de nossos cuidados,carinho,atenção e muito amor!!!!

  3. Maria Lucivania Ferrreira disse:

    Já tenho 8 anos de trabalho em cuidar de pessoas idosas e busco me aperfeiçoar com um curso de Cuidadora de Idosos, pois, me identifico com este serviço que une atenção, carinho e recursos para a manutenção da minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *