Menu

Cursos Senac

Atualizado em 15 de novembro de 2010, às 10:06 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Cuidador de Idosos Gratuito SENAC RS

curso de cuidador de idosos gratuito senac rs Curso de Cuidador de Idosos Gratuito SENAC RS

O curso de cuidador de idosos do SENAC prepara o profissional para cuidar de idosos que possuam limitações ou não para atividades de sua vida diária e atividades instrumentais da vida diária, o profissional tem que se preparar para identificar suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.

Programa do curso de cuidador de idosos do SENAC

O idoso na sociedade brasileira: aspectos epidemiológicos e demográficos;
Perfil do idoso brasileiro: situação familiar, social, educacional e econômico-financeira;
Violência e maus-tratos;
Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa: benefícios previdenciários, assistência social, farmácia popular, caderneta do idoso;
Processo natural de envelhecimento ou senescência: epidemiologia; fisiologia e alterações naturais neste processo;
Senilidade e as principais síndromes e doenças que acometem os idosos; conceitos, terminologias, sinais e sintomas;
Aprendendo a cuidar: incentivo ao autocuidado, respeito à autonomia e independência; lazer e ocupações terapêuticas; cuidados higiênicos e conforto; atividades físicas, respeito à capacidade funcionalidade; medicação, nutrição, saúde oral, sono, segurança e fatores de risco;
Cuidados especiais: ostomias, nutrição enteral, sondas;
Urgência e emergência: situações de risco, prevenção e cuidados;
Finitude e morte;
Direitos e deveres dos cuidadores de idosos;

O SENAC Tramandaí – RS está disponibilizando duas opções em cursos que é o curso de cuidador de idosos e o de Recepcionista, as ofertas esta sendo lançada através do Programa SENAC de Gratuidade – PSG. Os interessados por um dos dois cursos terão ate o dia 22 de novembro a 3 de dezembro, sendo que o início das aulas estão previstas para o dia 7 de dezembro. Para quem optar pelo curso de Cuidador de Idoso é preciso ter, no mínimo, 18 anos e Ensino Fundamental completo. Já os interessados no curso Recepcionistas precisam ter, no mínimo, 16 anos e Ensino Médio incompleto. Os interessados em realizar um dos cursos terão que comprovar uma renda de até 1,5 salários mínimo federal per capita, na condição de alunos matriculados – ou egressos da educação básica – ou trabalhadores empregados ou desempregados.

As inscrições para o curso de cuidador de idosos gratuito do SENAC RS ou para o de recepcionista devem ser realizadas através do seguinte site: www.senacrs.com.br/psg ou na própria unidade do SENAC Tramandaí (Av. Fernandes Bastos, 1016). No total, serão disponibilizadas 30 vagas para cada curso. Através do site logo acima e do endereço é possível que os interessados adquira informações sobre os cursos gratuitos de SENAC Tramandaí 2011 ou pelos telefones: (51) 3661-5674 / 3661-3208.