Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos > Curso de cuidador de idosos em SP – onde fazer

Curso de cuidador de idosos em SP – onde fazer

A velhice é marcada pelo momento de relembrar histórias, viver bons momentos ao lado da família e de amigos e até mesmo ter novas experiências em grupo. Infelizmente também é a fase da vida, em que o corpo sente mais o passar do tempo e pode se debilitar por causa das doenças e das dores. Para apoiar o idoso neste momento, além da família, precisa-se de um atendimento médico de qualidade e se for necessário um cuidador de idosos para ampará-lo e cuidar dele quando a família não pode ou não está preparada para isso.

Uma profissão para quem se dispõe ao cuidado com os idosos (Foto: divulgação)

Para ser um cuidador é importante fazer cursos específicos para atender aos idosos com mais eficiência. No Estado de São Paulo, existem diversos cursos que capacitam cuidadores de idosos, mas pode-se destacar o curso livre do Senac. Com 160 horas de duração, as aulas são voltadas para capacitar o profissional a cuidar de idosos com ou sem limitações para as atividades da vida diária.  O ensino é realizado por meio de situações ativas de aprendizagem e os pré-requisitos são ser maior de 18 anos e possuir Ensino Fundamental completo. É oferecido nas unidades de Araraquara, Bebedouro, Campinas, Interlagos (São Paulo), Jaboticabal, Jaú, Nove De Julho, Osasco, Santos e Vila Prudente (São Paulo).  O investimento custa a partir de R$ 560.

Escolas do Centro Paula Souza oferecem o curso (Foto: divulgação)

 

Quem quiser uma formação ainda mais especializada pode optar pelo Curso Técnico de Cuidador de Idosos oferecido pelo Centro Paula Souza em escolas técnicas do estado. O objetivo é capacitar pessoas para zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da terceira idade. Entre as funções que podem ser desempenhadas estão ações relativas à segurança e biossegurança; atendimento de suporte básico à vida; apoio ao diagnóstico; assistência ao cliente, inclusive administrando a medicação prescrita pelo médico.

No Senac São Paulo, cursos livres em diversas unidades (Foto: divulgação)

 

O técnico pode atuar com equipes multidisciplinares junto com os diversos profissionais da área da Saúde, em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas (de longa permanência) no cuidado das pessoas mais velhas. As aulas são oferecidas em escolas técnicas de Birigui, Cachoeira Paulista, Itapeva, Lins, Monte Aprazível e Taquaritinga.

Leia mais: Idosos: como evitar quedas

Banheiro para idosos: como montar

Assim como nos cursos da área da saúde é preciso ter dedicação e amor ao trabalho e sobretudo ao ser humano para ser um bom profissional e realizar esta função da melhor maneira possível.


Recomendado para você
Cursos

Aulas Particulares de Mandarim

Cursos

Cursos de Qualificação Gratuito em Vitória

Cursos

Unopar Colaborar

Cursos

TCC na Área de Marketing: 5 dicas valiosas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *