Menu

Cursos

Atualizado em 30 de maio de 2012, às 8:51 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Curso de cuidador de idosos em SP – onde fazer

O Senac e Centro Paula Souza oferecem cursos de cuidador de idosos no Estado de São Paulo.

A velhice é marcada pelo momento de relembrar histórias, viver bons momentos ao lado da família e de amigos e até mesmo ter novas experiências em grupo. Infelizmente também é a fase da vida, em que o corpo sente mais o passar do tempo e pode se debilitar por causa das doenças e das dores. Para apoiar o idoso neste momento, além da família, precisa-se de um atendimento médico de qualidade e se for necessário um cuidador de idosos para ampará-lo e cuidar dele quando a família não pode ou não está preparada para isso.

455453 curso cuidador de idosos 1 Curso de cuidador de idosos em SP   onde fazerUma profissão para quem se dispõe ao cuidado com os idosos (Foto: divulgação)

Para ser um cuidador é importante fazer cursos específicos para atender aos idosos com mais eficiência. No Estado de São Paulo, existem diversos cursos que capacitam cuidadores de idosos, mas pode-se destacar o curso livre do Senac. Com 160 horas de duração, as aulas são voltadas para capacitar o profissional a cuidar de idosos com ou sem limitações para as atividades da vida diária.  O ensino é realizado por meio de situações ativas de aprendizagem e os pré-requisitos são ser maior de 18 anos e possuir Ensino Fundamental completo. É oferecido nas unidades de Araraquara, Bebedouro, Campinas, Interlagos (São Paulo), Jaboticabal, Jaú, Nove De Julho, Osasco, Santos e Vila Prudente (São Paulo).  O investimento custa a partir de R$ 560.

455453 curso cuidador de idosos 3 Curso de cuidador de idosos em SP   onde fazerEscolas do Centro Paula Souza oferecem o curso (Foto: divulgação)

 

Quem quiser uma formação ainda mais especializada pode optar pelo Curso Técnico de Cuidador de Idosos oferecido pelo Centro Paula Souza em escolas técnicas do estado. O objetivo é capacitar pessoas para zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da terceira idade. Entre as funções que podem ser desempenhadas estão ações relativas à segurança e biossegurança; atendimento de suporte básico à vida; apoio ao diagnóstico; assistência ao cliente, inclusive administrando a medicação prescrita pelo médico.

455453 curso cuidador de idosos 4 Curso de cuidador de idosos em SP   onde fazerNo Senac São Paulo, cursos livres em diversas unidades (Foto: divulgação)

 

O técnico pode atuar com equipes multidisciplinares junto com os diversos profissionais da área da Saúde, em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas (de longa permanência) no cuidado das pessoas mais velhas. As aulas são oferecidas em escolas técnicas de Birigui, Cachoeira Paulista, Itapeva, Lins, Monte Aprazível e Taquaritinga.

Leia mais: Idosos: como evitar quedas

Banheiro para idosos: como montar

Assim como nos cursos da área da saúde é preciso ter dedicação e amor ao trabalho e sobretudo ao ser humano para ser um bom profissional e realizar esta função da melhor maneira possível.