Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 11 de julho de 2011, às 22:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Confeitaria Grátis no RJ

curso confeitaria2 Curso de Confeitaria Grátis no RJ

Vitrines de padarias costumam despertar o paladar até dos mais desatentos. Quitutes diversificados ganham uma aparência especial, através de técnicas especiais, nas mãos dos confeiteiros que dedicam seu trabalho à arte de dar formas, cores e sabores a bolos, tortas e outros alimentos que se tornam verdadeiras obras. Apesar de já existirem máquinas industriais que ajudam a confeitar e a garantir qualidade a um alimento,a confeitaria exige um trabalho manual que deve ser desenvolvido.

Dessa forma, moradores de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro já podem comemorar: até o dia 16 de julho de 2011, sábado, é possível se inscrever no curso gratuito que está sendo oferecido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Em parceria com Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) de várias cidades, a Faetec abriu mais de 1700 vagas para cursos em diversas cidades fluminenses. Para saber se a sua cidade oferece o curso de Confeitaria, clique aqui e faça a pesquisa por unidade.

As inscrições devem ser feitas virtualmente. Acesse o site http://www.faetec.rj.gov.br/sca/normas.html e tenha em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade. A seleção dos alunos será feita por meio de um sorteio público no dia 18 de julho, às 10 horas. O resultado pode ser conferido no site da Faetec ou nos murais das unidades que oferecerão os cursos. O período de matrículas acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho.

curso confeitaria1 Curso de Confeitaria Grátis no RJ

Mercado de Trabalho

A Confeitaria é uma das muitas especialidades da Gastronomia e pode ser uma ótima oportunidade de emprego para quem se qualifica nesta área. Trata-se também de um ofício que está inserido no setor da panificação, que cresce anualmente no Brasil. O mercado é tão promissor que, em 2001, foi criado o Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC). A entidade, que conta com o apoio do Ministério da Educação, tem o objetivo de suprir a demanda de profissionais qualificados e capacitados na área e é mantida pelo Sindicato e pela Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo. A criação de uma entidade deste tipo mostra as vantagens de investir tempo para adquirir conhecimento em Confeitaria, já que o mercado precisa deste tipo de profissional.

curso confeitaria3 Curso de Confeitaria Grátis no RJ

Confeitaria Colombo

Na capital do Rio de Janeiro, um dos pontos turísticos procurados pelos visitantes é justamente uma confeitaria, a Colombo. Criado em 1894, o estabelecimento sempre foi conhecido pelo requinte e a elegância, que lembravam as famosas confeitarias de Londres e Paris. No início do século XX, o local ficou conhecido por ser o ponto de encontro de grandes artistas, como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Getúlio Vargas e Villa Lobos. Além dos artistas, os quitutes da Confeitaria Colombo eram requisitados pelo Palácio do Catete e pelo Palácio do Itamaraty, além de serem encomendados para grandes casamentos e festas familiares.  Em 1983, a Colombo foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, com preservação completa de seus salões e elementos decorativos. A Confeitaria Colombo fica na Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, no Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2505.1500.