Menu

Cursos Senai

Atualizado em 26 de janeiro de 2011, às 21:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso De Condutor De Veículos De Emergência

curso de condutor de veículos de emergência Curso De Condutor De Veículos De Emergência

O condutor de veículos de emergência é responsável por conduzir ambulâncias e precisa passar por treinamento para adquirir aptidão no cargo. Existem cursos voltados para a formação desse profissional, onde é possível desenvolver as principais competências exigidas no desempenho das funções.

Transportar pessoas doentes ou que estão à beira da morte é uma grande responsabilidade, por isso não é qualquer motorista que está pronto para desempenhar esse tipo de atividade. Além de conduzir o veículo com atenção, o profissional também precisa guiar a ambulância pensando sempre no bem estar do paciente.

O condutor profissional que deseja ocupar boas posições no mercado de trabalho precisa se especializar, escolhendo uma área com a qual sinta afinidade. Além do transporte de emergência, ele também pode conseguir boas chances de atuar na condução de veículos coletivos e escolares.

A qualificação para condutor de ambulância exige que o profissional tenha mais de 21 anos e com CNH habilitada na categoria em uma das categorias “A”, “B”, “C”, “D” ou “E”. Ele não pode ter cometido nenhuma infração grave e nem estar cumprindo suspensão. Ao longo do curso, o condutor desenvolve suas habilidades de atenção, aprimora seus conhecimentos sobre Primeiros Socorros e conhece melhor a legislação de trânsito.

Instituições públicas e privadas promovem o treinamento para condutores de emergência, como é o caso do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No decorrer do curso os alunos aprendem como fazer um transporte seguro e de qualidade, além de conhecer as técnicas para cuidar da saúde do paciente até chegar ao hospital. Explorar os mecanismos que regem o funcionamento de uma ambulância também é quesito primordial para formar um bom condutor.

O curso de condutor de veículos de emergência pertence à área de Transporte na modalidade de Aperfeiçoamento, com uma carga horária de 50 horas. As unidades do Senai que oferecem o treinamento são competentes e contam com uma excelente infraestrutura formada por oficinas e veículos modernos para as aulas práticas. O curso inclui em seu módulo temas como Direção Defensiva, Convívio Social e Relação Interpessoal.

As pessoas interessadas na formação de condutor e emergência encontram o curso apropriado na unidade do Senai em Xanxerê, Santa Catarina. Lembrando que algumas escolas do Sest Senat também disponibilizam o treinamento.