Menu

Cursos Técnicos

Atualizado em 31 de janeiro de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Curso De Condutor De Taxi

curso de condutor de taxi Curso De Condutor De Taxi

O taxista é um profissional que lida com o transporte de pessoas e para desempenhar tal função necessita de treinamento. Existem cursos profissionalizantes voltados para a formação de condutores de taxi, que preparam a pessoa com CNH para lidar com as peculiaridades desse tipo de transporte.

Em primeiro lugar o taxista precisa conhecer a fundo a legislação de trânsito e prezar por sua conduta profissional, ou seja, não pode prejudicar a carteira de habilitação com infrações. Cabe ao condutor de taxi oferecer segurança aos seus passageiros e possuir conhecimentos básicos de mecânica para conseguir manter o bom funcionamento do carro.

Algumas características são fundamentais para o perfil do condutor de taxi, como: paciência, boa comunicação, afinidade com direção do veículo, boa memória e responsabilidade. O taxista precisa conhecer os endereços da cidade onde trabalha e conduzir o veículo com tranqüilidade para não afligir os passageiros.

O trabalho do condutor de taxi pode ser prestado a uma frota ou com automóvel próprio, em ambas as hipóteses ele necessita de autorização para prestar o seu serviço. O profissional precisa ser habilidoso para escolher os melhores caminhos e oferecer um transporte de qualidade aos seus passageiros. O veículo conduzido também precisa estar em bom estado.

Não há uma formação acadêmica para taxistas, mas o curso de condutor de taxi funciona como um bom treinamento e pode preparar o motorista para os desafios dessa profissão. A escola especializada em transporte SEST/SENAT promove um curso profissionalizante para taxista com uma carga horária de 50 horas e bastante valorizado no mercado de trabalho.

A qualificação para taxistas do SEST/SENAT tem validade de cinco anos e se revela devidamente regulamentada. O curso está disponível em vários horários e aceita matrículas de alunos com mais de 19 anos. Depois de receber um treinamento apropriado, o condutor precisa criar o seu cadastro Condutax para exercer atividades na área. Tirar uma licença junto ao Poder Municipal também é necessário para atuar como taxista.

O conteúdo do curso para formação de taxistas relembra muitos conhecimentos ensinados nas aulas para CNH, como direção defensiva e primeiros socorros. Os preços variam de acordo com a escola, mas quase sempre seguem a tabela de valores.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.