Menu

Faculdades

Atualizado em 31 de março de 2011, às 21:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Ciências Aeronáuticas

aviao1 Curso de Ciências Aeronáuticas

Com a formação em ciências aeronáuticas, o piloto é responsável por tudo o que acontece com a aeronave, supervisiona o trabalho da tripulação, do funcionamento dos equipamentos, tem que se comunicar com a torre de controle dos aeroportos, cuidar da manutenção do aparelho e verificar se as equipes que ficaram em terra estão fazendo seu trabalho corretamente. O objetivo principal do curso é formar pilotos profissionais. Pra ser piloto é necessário ótimos reflexos, raciocínio rápido e boa orientação espacial. Todo ano, o profissional precisa passar por uma avaliação médica para saber se ele ainda está apto a pilotar. O bacharel em ciências aeronáuticas cuida da gerência de aeroportos, empresas de avaliação e companhias aéreas.

Quanto ao mercado de trabalho, a aviação brasileira está em uma ótima fase. Para se tornar um profissional, é preciso ter muitas horas de vôo. O bacharel é contratado como copiloto, mas pode começar como piloto de pequenas aeronaves e helicópteros das empresas menores. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está à procura desses profissionais para atuar na área administrativa, coordenando vôos. A região sudeste, especialmente São Paulo, foi o local que mais pode se achar oportunidades tem 60% do mercado. Salário inicial para avaliação geral: R$1.700,00 e para avaliação comercial: RS4. 500,00.

1f3f8c52fd01b6fe5d8437fc67cad1601 Curso de Ciências AeronáuticasNa faculdade de ciências aeronáuticas, o currículo é composto das matérias Administração, Direito aeronáutico, Sistema de aviação civil, Matemática/física, Meteorologia, Navegação aérea, Regulamento aéreo, Noções de mecânica, Inglês, Aerodinâmica e teoria de vôo. O curso dura três anos. Você pode optar por ser comandante, vai ter que coordenar todas as operações e atividades dentro de uma aeronave tanto para vôos nacionais, quanto para internacionais. Pode ser copiloto, que é o ajudante do comandante e terá que assumir a posição dele se for necessário. Poderá ser Perícia e segurança de vôo, terá que inspecionar e controlar as condições de segurança e investigar os acidentes ocorridos. Pode optar por ser Piloto particular, onde será preciso dirigir aviões ou helicópteros particulares, elaborar planos de vôo, comunicar – se com as torres de controle de aeroportos, cuidar da manutenção e do abastecimento das aeronaves e verificar o cumprimento das normas de segurança.  Ou poderá ser Admistrador aeroportuário, que cuida dos serviços em aeroportos, da segurança dos passageiros e venda das passagens e a colocação das cargas nas aeronaves.

Existem muitos lugares onde fazer curso de ciências aeronáuticas, na UNOPAR, Universidade Católica de Goiás, FUMEC, Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, PUC-Goiás, FTC Salvador, Escola Superior de Aviação Civil, Estácio, UBC – Universidade BRAZ CUBAS, Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru, PUC-RS, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, entre muitas outras. Para você que pretende trabalhar voando, faça esse curso, pois é muito interessante.

Para as pessoas que sonham em trabalhar com aviões, vale muito ingressar nesse curso na faculdade mais próxima de sua casa ou em uma que esteja ao seu alcance. É uma profissão admirada por muitas pessoas. As pessoas que fizeram ciências aeronáuticas tem uma vantagem sobre as que não fizeram, assim, conseguem emprego mais fácil. O curso é muito bem aprovado pelos alunos que fizeram. Se você tem interesse, se dedique, para ser um profissional melhor que os outros e ter sempre boas oportunidades de emprego.

Lic Aeronauticas Curso de Ciências Aeronáuticas