Menu

Cursos

Atualizado em 16 de maio de 2013, às 0:16 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Curso de Chefe de cozinha 2013

Para se formar um grande chefe de cozinha, é importante passar por um bom curso de graduação em gastronomia.

Com o mercado de turismo e hotelaria crescendo gradualmente, o chefe de cozinha se depara com boas oportunidades de trabalho. No entanto, é preciso investir na formação para ter um currículo mais atrativo.

621419 Curso de Chefe de cozinha 2013 1 Curso de Chefe de cozinha 2013O chefe de cozinha conta com um amplo mercado para atuar. (Foto:Divulgação)

Para se tornar um chefe de cozinha, o indivíduo precisa cursar o bacharelado em gastronomia ou o curso tecnólogo nesta área. Ele também deve investir em cursos de especialização para aprimorar as suas habilidades.

Saiba mais: Curso de Gastronomia Gratuito SENAC RJ

A profissão de chefe de cozinha

O chefe de cozinha é responsável pela preparação de pratos, seleção de ingredientes e combinação de sabores. Ele tem ainda o desafio de realizar as suas atividades sem prejudicar a organização ou a higiene da cozinha.

Algumas características costumam favorecer o perfil do chefe de cozinha, como a capacidade de liderança, responsabilidade, espírito inovador, criatividade e bom senso.

O chefe de cozinha encontra oportunidades de trabalho em restaurantes, hotéis, buffets, empresas alimentícias, resorts e parques de lazer.

Onde fazer curso de chefe de cozinha?

 Curso de Chefe de cozinha 2013Para se tornar um chefe de cozinha, é importante fazer um curso de gastronomia. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir informações sobre os três melhores cursos de gastronomia do Brasil, que são responsáveis por formar grandes chefes de cozinha:

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
A UFRPE possui o melhor curso de graduação em gastronomia do país. O bacharelado desenvolve competências para atuar no setor de alimentos e bebidas. A formação abre 20 vagas por semestre, é diurna e dura quatro anos.

A grade curricular do curso de gastronomia UFRPE abrange vários temas, como Bioquímica dos Alimentos, Planejamento de cardápio, Gastrotecnia, Cozinha fria, Cozinha Europeia, Empreendedorismo, entre outros.

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
A Univali tem destaque na área de ensino superior por oferecer um ótimo curso de gastronomia.  A graduação é capaz de formar o cozinheiro chef internacional, ao longo de sete semestres de estudos.

O curso de gastronomia Univali está disponível no município de Balneário Camboriú – SC. Atualmente o vestibular se encontra com inscrições abertas, que se estendem de 15 de abril a 17 de maio.

 Curso de Chefe de cozinha 2013No Brasil há ótimos cursos de gastronomia e especializações. (Foto:Divulgação)

Faculdades Assesc
O curso de gastronomia é uma das grandes apostas das Faculdades Assesc para conquistar alunos. A graduação dura 3 anos e meio, sendo capaz de fornecer todos os conhecimentos que um bom chefe de cozinha precisa. A grade curricular aborda assuntos como Segurança Alimentar, Cozinha de Frutos do Mar, História da Gastronomia, Francês, Francês, Nutrição, Planejamento de cardápio, Gestão de pessoas, entre outros.

A Assesc, que tem campus em Florianópolis, está com inscrições abertas para o seu vestibular.

Veja também: Faculdade de Gastronomia Gratuita, Curso de Chef de Cozinha, Gastrólogo

Conteúdo avaliado com média: