Search

Curso de Berçarista Cruz Vermelha SP

Google plus

O nome já diz praticamente tudo, berçarista é a profissional que recebe treinamento especializado na área de saúde, e que atua com os cuidados diretamente às  pequenas pessoas, no sentido literal da palavra, é aquela pessoa que toma os primeiros cuidados  para com uma criança de 0 a 6 anos, prestando auxilio de todas as formas possíveis, em trocas de fraldas, em medição de temperatura, em controle de horário da alimentação, entre outras diversas funções.

Os especialistas desta área passam por um intenso treinamento, e hoje a Cruz Vermelha oferece uma preparação intensiva para aqueles que desejam atuar nesta profissão. Os cursos promovidos têm como objetivo proporcionar aos alunos a noção de como é o desenvolvimento físico, psicológico e social dos pequenos, fazendo assim com que saibam lidar com todas as necessidades deles.

Os cursos em geral custam em cerca de R$200,00 (duzentos reais), valor que pode ser pago em até duas vezes, sua carga horária é de 4 aulas, sendo ministradas aos sábados das 8:00h às 14:00h. Quanto ao conteúdo programático, consiste em: Berçário , aspectos socioculturais,  diferentes instituições, realidade brasileira e mercado de trabalho, ser criança, ser mãe, ser profissional, a gestação e os primeiros dias de vida do recém nascido, a expectativa para a chegada do novo ser, o desenvolvimento do feto e o parto, objetivos da assistência ao recém nascido, necessidades básicas da criança, aleitamento natural e artificial, eliminação, higiene, sono e repouso, criança saudável e criança doente, doenças transmissíveis em idade escolar, primeiros socorros, o desenvolvimento: um processo continuo, organização do pensamento e aquisição da linguagem, limites, controle de esfíncteres e controle emocional, a fantasia e o egocentrismo, a sexualidade infantil, desmame e independência, a realidade, estrutura psíquica, trabalho extraclasse, pesquisa sobre aleitamento materno e alimentação infantil, observação e relato situacional, envolvendo o processo de alimentação de uma criança.

Os locais em que geralmente encontramos os especialistas são em hospitais (maternidades), creches, espaços de criança em parques, restaurantes, buffet´s, escolas de educação infantil, clinicas pediátricas, e algumas mães que acabam de ter seus filhos muitas vezes as contratam para auxiliarem no cuidado com os recém-chegados, para facilitar seus trabalhos, e para obter maior segurança, para aquelas que são de primeira viagem, e em outros diversos locais, e para isto é necessário mão de obra qualificada para que assim o desenvolvimento continuo das crianças seja o melhor possível.

Também devemos lembrar que para realizar este tipo de trabalho, pessoas que não são boas em lidar com crianças, deve procurar outra área para atuar, pois para conseguir lidar com os pequenos na fase em que ainda não sabem se expressar, é necessária paciência, e habilidade para atendê-las. Para obter melhores informações, acesse o site: www.cvbsp.org.br e veja como fazer o curso.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. Alessandra E. Ferreira
    Publicado em 17/06/2013 às 11:32 AM [+]

    Olá, gostaria de saber sobre o curso de berçarista durante a semana, se tem horário da manhã. E qual o endereço mais próximo da região de Santo Amaro?

  2. CRISTINA APARECIDA
    Publicado em 07/05/2014 às 8:30 PM [+]

    VCS TEM PARCERIA C/ALGUNA MATERNIDADE PARA NOS ENCAMINHAR APÓS O CURSO

  3. cleide d borges
    Publicado em 03/02/2016 às 12:11 AM [+]

    amo criancas e tenho vontade de fazer esse curso

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top