Search

Curso de Batismo Católico

Google plus

Para o leitor (a) que é católico é uma tradição o batismo na igreja católica, claro que nas outras igrejas devem existir o batismo, mas hoje venho especificamente falar do batismo católico.

O Batismo é o primeiro contato para a entrada na Igreja e também o meio pelo qual vai se receber o validamente os outros sacramentos. O Batismo é uma realidade que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus, templo do Espírito Santo, incorpora o batizado à Igreja e redime do pecado original e de todos os pecados pessoais.

Os pais têm por obrigação cuidar das crianças sejam batizadas logo nas primeiras semanas de vida,toda paróquia oferece uma oportunidade aos pais de preparação para o batismo de seus filhos, levando-se em conta a necessidade e as condições dos mesmos.

A preparação é um conjunto de iniciativas que promovam pais, padrinhos e batizandos adultos, não só com doutrinação, mas também com a inserção na vida comunitária, caso essa entrada na vida comunitária não aconteça cabe à equipe de pastoral do Batismo a tarefa de procurar iniciar ou estimular essa integração.

Por ser o Batismo um sacramento de união do batizando à comunidade paroquial, é adequado que tanto a preparação quanto a celebração sejam feitos na paróquia onde os pais ou batizandos adultos moram ou freqüentam habitualmente.

É importante salientar que esses encontros de preparação para o batismo deverão ser mais participativos, dialogais, fraternos e atualizados, deve preparar os participantes para uma comunhão pessoal com Jesus. Os organizadores devem evitar reproduzir mecanicamente os seus conteúdos, procurar conhecer os participantes e adaptar a eles o conteúdo das reflexões e atividades, além de reciclarem a sua própria formação.

Os encontros de preparação devem seguir a linha catecumenal, ou seja, devem incluir doutrina, vivência e celebração, deve-se em todos os encontros destacar o costume celebrativo do Mistério Pascal.

As crianças de até 7 anos não precisam de preparação, para maiores de 7 anos há a catequese especifica de acordo com a situação de cada um, no caso de adultos há a preparação completa da doutrina católica e catecumenato de inserção á comunitária que corresponde às diversas etapas, de acordo com o ritual de iniciação cristã de adultos.

A paróquia onde os pais se prepararam deverá oferecer um comprovante que será apresentado na paróquia onde será realizado o Batismo.

Segundo as tradições brasileiras ser escolhido como compadrio é torná-lo quase um parente, assumir a missão de padrinho ou madrinha é necessário a livre escolha e intenção de aceitar tal incumbência.

O Batismo pode ser celebrado de modo solene e com a participação da comunidade, sobretudo dos pais, parentes, padrinhos e da equipe de celebração, em casas particulares ou nos hospitais quando a criança corre risco de vida.

As crianças com idades a partir dos 7 anos  são preparados para o batismo através da catequese, ao final da qual serão batizados e farão a Primeira Comunhão, e serão encaminhados à preparação para a Crisma, a celebração do Batismo de crianças será presidida por Sacerdote, Diácono Permanente ou Ministro Extraordinário, devidamente provisionado. Os Batismos devem ser registrados nos livros próprios e os pais têm direito à certidão.

E para o batismo no caso de adultos será realizado de uma só vez os sacramentos de iniciação, ou seja, batismo, crisma e eucaristia de preferência na vigília Pascal.

Colocarei alguns lugares que você pode pesquisar na net onde encontrar o curso de batismo na igreja católica, mas para obter informações você pode se dirigir a igreja mais próxima de sua localidade e se informar de quando são realizados esses cursos e todos os procedimentos necessários.

Links relacionados ao tema:

http://www.basilicadapenha.com.br/html/batizados.html

http://www.cruztorta.org.br/Batismo.htm

http://www.santoantonioparoquia.com/paginas.php?chave=pastoral-do-batismo


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top