Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 21 de janeiro de 2010, às 16:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso de Arquivologia Grátis a Distância

arquivologia 300x195 Curso de Arquivologia Grátis a DistânciaArquivologia é um curso ainda pouco conhecido entre os estudantes, mas aos poucos começa a ter uma grande valorização no mercado de trabalho. A graduação nessa área leva em média 4 anos e exige uma formação interdisciplinar, com boa base cultural para realizar as atividades.

A Arquivologia é uma área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um quadro conceitual e de uma metodologia própria e específica, estuda e trata os dados contidos nos documentos arquivísticos transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhe

cimento e desenvolvimento social. A área de atuação da Arquivologia compreende a gestão da produção, do processamento e da disseminação da informação corrente, necessária e básica para a tomada de decisões na administração contemporânea. Seu objeto de estudo e intervenção é a informação arquivística, isto é, uma informação de natureza orgânica e funcional, pública ou privada, coletiva ou pessoal, produzida, recebida e acumulada por pessoa física ou jurídica em razão de seus objetivos. Com a gestão da informação arquivística assegura-se a constituição e a preservação da memória institucional e pessoal.

O arquivista é um profissional polivalente. Ele precisa ter um conhecimento, ao mesmo tempo, amplo e específico, para assim dar conta do tratamento das informações contidas nos registros documentais produzidos pelas inúmeras atividades da sociedade. O arquivista deverá ser capaz de gerenciar a informação produzida em função das atividades de organizações públicas e privadas e de pessoas físicas, registradas em qualquer suporte ou formato.

curso de arquivologia gratis a distancia Curso de Arquivologia Grátis a Distância

O profissional em arquivologia tem seu trabalho baseado na gestão administrativa, lidando assim com a organização de documentos antigos. Preservar arquivos públicos e transferir dados para sistemas digitalizados são algumas das atividades realizadas pelo arquivista. O curso de graduação em arquivologia ensina métodos e técnicas para organizar a variedade de documentos.

Tratando-se de graduação em arquivologia sp, temos a UNESP como principal promissora do curso no estado de São Paulo. Somente o campus de Marília possui essa alternativa de formação, mantendo o pioneirismo na área. A infraestrutura que dá suporte as aulas de arquivologia grátis são modernas, permitindo pesquisas e analises cientificas no núcleo de estudos.

Na internet encontramos alguns cursos de arquivologia a distância, mas eles não se apresentam na versão de curso superior e sim no paradigma de complementação. A UnB (Universidade de Brasília) está inovando está inovando o seu curso de bacharel em arquivologia e a tendência é que nos próximos anos ela invista no sistema EAD para a promoção das aulas.

images35 300x133 Curso de Arquivologia Grátis a DistânciaA UnB também oferece pós-graduação em arquivologia, permitindo que os profissionais escolham uma especialidade dentro da área e faça um aprofundamento dos estudos através de pesquisas cientificas. Com essa formação, o arquivista poderá encarar todos os desafios da sua profissão. Uma boa alternativa de extensão dentro da universidade é o curso de Ciência da Informação e Documentação.

O mercado de trabalho para o arquivista é amplo, sendo que os órgãos governamentais são os principais empregadores. Para fazer a gestão documental, o profissional precisa ser criterioso e usar os seus conhecimentos teórico-metódicos.

Conteúdo avaliado com média: