Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos Técnicos > Curso de Adestramento de Cavalos

Curso de Adestramento de Cavalos

Por Redacao

Curso de Adestramento de Cavalos – Adestrar cavalos é uma tarefa que requer muita paciência mas ao mesmo tempo é muito gratificante, pois quanto mais aumentamos o nosso relacionamento com os cavalos, mais conhecemos sobre o seu estilo de vida, e também descobrindo algumas coisas interessantes, e assim aprendemos a respeitar mais o animal, o que por consequência terá um sentimento recíproco por parte dele.

Curso de Adestramento de Cavalos

Mas adestrar cavalos também é algo que existe técnica, pois existem coisas que devem e que não devem ser feitas com o animal. Vamos dar algumas dicas nesse artigo sobre o que devemos fazer e não fazer. Qualquer cavaleiro tem dúvidas na hora de adestrar um equino, e até mesmo quem está há muito tempo na área comete enganos, deixando o cavalo desorientado. É importante lembrar que cada cavalo tem uma personalidade, assim como as pessoas, e eles reagem de maneiras diferentes às nossas ações.

Com o passar do tempo e o aumento da rotina, as ações do cavaleiro se tornam cada vez mais mecânicas e a tendência a cometer erros sempre aumenta. Então, acompanhe a seguir coisas que devem e que não devem ser feitas durante o processo de doma de um cavalo:

Coisas corretas:

Quando o potro está começando a ser domado, aproxime-se dele com tranquilidade e segurança. Você precisa se mostrar confiante mesmo com cavalos desconhecidos, e de preferência em locais fechados, o que facilita a aproximação do animal. Em seguida, coloque o cabresto pelo seu focinho, bem devagar e com calma, conversando com o potro e sem assustá-lo.

Sempre use voz firme e no mesmo tom, pois dessa forma o animal sempre vai entender o que você quer que ele faça. E sempre que ele fizer algo corretamente, recompense-o com carinhos no pescoço no exato momento que o animal faz a tarefa corretamente. E nunca insista demais quando o cavalo fizer as tarefas repetidamente, ele precisa descansar. Quando encilhar o animal, faça isso pelo lado esquerdo. Se bem que quando o cavalo estiver bem treinado, ele aceitará o manejo de qualquer lado.

Coisas erradas:

Nunca se aproxime rapidamente do cavalo pela sua traseira, pois eles tem medo do ser humano e quando se assustam podem golpear fortemente uma pessoa. Também nunca coloque o cabresto depressa demais, e tome muito cuidado para não amassar as orelhas, pois isso machuca o cavalo e faz com que ele crie traumas permanentes, e evite rodar o animal com o cabresto dando puxões fortes.

Nunca repita as palavras de comando quando o animal já estiver realizando o que lhe foi ensinado, pois isso vai deixá-lo confuso. Se ele está fazendo a tarefa, é porque ele já entendeu o que você disse a ele antes. E se caso o cavalo não tenha feito o que lhe foi pedido ou se recusou, não recompense-o, e muito menos bata no animal, pois isso o deixará desorientado. Se por acaso o cavalo errar na hora de realizar o exercício, não deixe de tentar novamente. Se ainda assim ele não conseguir fazer, mande algo mais fácil para ele realizar e termine a aula. Se insistir muito, o cavalo fica mentalmente e fisicamente cansado, perdendo rendimento.

Todo o material que for colocado em seu dorso deve ser colocado cuidadosamente, nunca jogue nada em cima dele, pois é uma região sensível a dores e traumas, e não use a embocadura muito forte se o cavalo for muito sensível. Embocadura apertada demais pode machucar a boca do cavalo.

Cursos de Adestramento de cavalos:

Adestrar Cavalos – Cursos

Se quiser um curso certificado de adestramento de cavalos, poderá também conferir esse site, que oferece um curso passo a passo de Doma Natural, e pode ser adquirido clicando aqui por R$ 248,00 ( Livro + DVD ) ou Curso Online interativo por R$ 223,20 . No mais, tenha muita paciência e carinho com seu cavalo, e tudo correrá bem.

Recomendado para você
Cursos Técnicos

Curso Técnico Enfermagem Gratuito

Cursos Técnicos

Curso Técnico de Manutenção de Máquinas de Café

Cursos Técnicos

Curso Design de Interiores em Brasília DF

Comentários
  1. Fabiana Ferreira disse:

    olá, quero saber mais informações sobre as aula de adestramento .

  2. jose sergio niquini disse:

    gostaria saber se o curso de doma natural ensina o cavalo a deitar, dançar e outra coisas a mais. grato, josé sergio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *