Menu

Brasil

Atualizado em 8 de agosto de 2014, às 11:13 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curriculum simples

O currículo simples deve ser objetivo e trazer as informações mais básicas e importantes sobre o profissional.

O curriculum simples é um documento importante e que pode ser elaborado de maneira rápida e prática, tendo bastante utilidade para ajudar na busca por vagas de emprego no competitivo mercado de trabalho atual.

31811 curriculum simples 600x600 Curriculum simplesCurriculum simples (Foto: Divulgação)

Ao contrário das versões mais elaboradas e cheias de detalhes, o modelo de currículo simples traz as informações básicas e necessárias a respeito de um profissional, sendo muito requisitado em boa parte dos processos seletivos, principalmente quando envolve o recrutamento de uma grande quantidade de pessoas.

Desde que trazendo as informações corretas e mais importantes, o currículo simples pode até garantir a sua participação nas etapas mais avançadas de uma seleção, pois os recrutadores costumam descartar, logo de cara, os currículos enormes e cheios de informações inúteis.

Currículo com pouca experiência: dicas para preencher

Dicas para conseguir o trabalho dos seus sonhos

Curriculum simples

31811 curriculum simples 1 600x600 Curriculum simplesMesmo um currículo simples pode chamar a atenção do recrutador e ajudar bastante na hora da seleção (Foto: Divulgação)

Se você está querendo saber como fazer um curriculum simples, a primeira dica é ser bastante objetivo na elaboração do documento, evitando o excesso de informações, cortando tudo aquilo que não for necessário.

Um exemplo de currículo simples pode conter seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone e e-mail para contato), sua formação acadêmica (escolaridade, cursos que já fez), o objetivo profissional (escrito de forma direta, sem enrolação) e as suas experiências anteriores (cite do emprego mais recente para o mais antigo, colocando nome das empresas, cargo, mês/ano de entrada e saída e cargos ocupados).

Os campos “Idiomas” e “Informática” também podem estar presentes no currículo simplificado. No caso da língua estrangeira, cite o nível de conhecimento (básico, intermediário, etc), mas se você não tem nenhum conhecimento em inglês, por exemplo, é melhor nem colocar esse tópico, pois o recrutador pode te testar durante a entrevista.

E caso você tenha participado de trabalhos voluntários, possua experiência internacional ou tenha feito cursos complementares, adicione o campo “Outras Informações” no currículo básico e cite, resumidamente, esses detalhes.

Mais dicas

31811 curriculum simples 2 600x600 Curriculum simplesO currículo simples está entre os mais requisitados atualmente (Foto: Divulgação)

Um curriculum simples não deve perder a sua qualidade. Por isso, fique atento à digitação e à ortografia, lendo e relendo o documento várias vezes, para eliminar qualquer erro de português.

Informações como números de documentos (RG, CPF, etc), pretensão salarial, motivos de saídas de empregos anteriores e referências pessoais não precisam ser acrescentados. O mesmo vale para foto e assinatura.