Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Currículo Para Primeiro Emprego – Como Fazer

Está a procura do seu primeiro emprego? Sua apresentação é fundamental para a conquista da vaga, veja como fazer seu curriculum para primeiro emprego.
Por Isah -

Hoje em dia a busca pelo primeiro emprego está começando cada vez mais cedo. A necessidade para a inserção no mercado de trabalho é clara: A concorrência está cada vez maior. Essa experiência é importante para que no futuro você consiga melhores cargos. Para que você saia com seu primeiro emprego é necessário uma ótima apresentação, para isso você deve fazer o currículo para primeiro emprego de uma forma que atraia a atenção do empregador.

Confira em nosso artigo dicas que vão fazer você arrasar nessa busca e ter sucesso nas seleções de vagas para primeiro emprego.

Curriculum Para Primeiro Emprego - Como Fazer (Foto: Divulgação)

Curriculum Para Primeiro Emprego – Como Fazer (Foto: Divulgação)

Currículo Para Primeiro Emprego – Como Fazer

Hoje os jovens contam com apoio do Governo em programas de incentivo para o primeiro emprego. Programas como jovem aprendiz CIEE abrem as portas para o jovens em diversas empresas. Existe uma lei em favor dos jovens que faz com que empresas contratem uma quantidade de jovens para ocuparem cargos ma área administrativa. Essa oportunidade é vista com bons olhos, já que a experiência de viver esse ambiente é importantíssima para a formação desses jovens.

Aproveite o tempo livre para investir em cursos relacionados à carreira que escolheu. Isso conta muitos pontos na vida profissional. Use o tempo disponível para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE, PRONATEC ou outras entidades e o seu currículo automaticamente irá se enriquecer, gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca.

Modelos de currículos prontos podem ajudar muito na hora de fazer o seu. (Foto: curriculumprofissional)

Modelos de currículos prontos podem ajudar muito na hora de fazer o seu. (Foto: divulgação)

Aqui você pode baixar alguns modelos de currículos.

Veja o check list da estrutura do seu currículo (Foto: Divulgação)

Veja o check list da estrutura do seu currículo (Foto: Divulgação)

Estrutura de um currículo

Agora se você quer um currículo que seja feito por você mesmo vamos colocar algumas dicas que nunca mudam na hora de se preparar a procura de um emprego:

ESTRUTURA

Seu currículo deve ser objetivo e conter apenas uma página. Este deve ser bem formatado com espaços e fontes sérias como Calibri, Times New Roman ou Arial corpo 11, 12 ou 13 e evite negrito ou itálico.

DADOS PESSOAIS

Coloque seu nome completo, idade, endereço, telefone e email para contato. Essas informações são importantes e não devem ser deixadas de lado. Se você tiver perfil em rede corporativa como Linkedin pode ser incluído no currículo.

EXPERIÊNCIA

Coloque apenas as informações dos seus 3 últimos registros profissionais, informando atividade realizada e período em que ficou empregado.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Coloque as informações das instituições no qual você se formou. Caso haja cursos extra curricular, insira no seu currículo para conhecimento do empregador. Se você estiver cursando faculdade, coloque a instituição, curso e o período no qual você está.

IDIOMAS

Só insira essa formação em seu currículo caso você tenha uma fluência mínima. Caso ainda esteja aprendendo ou tem formação básica não coloque, o entrevistador pode querer testar sua fluência numa conversa e você pode ficar constrangido caso não saiba responder, além de que não será visto com bons olhos a informação errada.

OBJETIVO

Seja claro e direto. Você pode optar por colocar a área de atuação que deseja atuar, caso tenha habilidade e facilidade com alguma área. Se não, deixe à critério e mostre que está aberto à disposição da empresa.

Confira o vídeo abaixo e saiba tudo sobre currículo para primeiro emprego:

Como se comportar na entrevista de emprego

Após uma boa apresentação através do currículo você provavelmente vai conseguir uma entrevista de emprego. Esse é o momento mais importante, é ele quem vai decidir se você vai ou não conseguir sua vaga. Muitas pessoas cometem erro ao se vestir e na postura que tomam desde o momento que chegam na empresa até o contato com o entrevistador.

A princípio você deve conhecer a empresa no qual você vai fazer sua entrevista, o ideal é que você pesquise na internet sobre ela. Conhecendo a empresa no qual será feita a entrevista ajuda você saber qual a melhor roupa a usar.

Outro fator importante é sua postura. Seja sempre educado e focado naquilo que é dito na entrevista. O entrevistador estará sempre te observando e você deve mostrar real interesse em estar lá e na vaga na qual você está se candidatando.

Nunca leve seus problemas para a entrevista. O entrevistador não precisa saber dos seus problemas, ele está avaliando a sua capacidade de trabalhar na empresa. Trazer problemas de fora para empresa é um péssimo sinal, isso faz o ambiente de trabalhar ficar ruim e pouco produtivo.

Separamos um vídeo com ótimas dicas para você se sair bem na entrevista, confira:


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL