Menu

Empregos

Atualizado em 24 de maio de 2011, às 5:58 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Curriculum Para Primeiro Emprego – Como Fazer

curriculo moderno Curriculum Para Primeiro Emprego   Como FazerConseguir o primeiro emprego não é tarefa fácil: não consegue trabalho porque não tem experiência e não tem experiência porque não consegue trabalho. Mas, com muita dedicação, o desafio pode ser enfrentado. Nunca espere que as coisas aconteçam; vá atrás. Avise as pessoas que quer trabalhar, comunique-se, pergunte se sempre a sua rede de relacionamentos: para conseguir um bom emprego, um bom primeiro passo é conhecer pessoas bem empregadas, que podem dar boas dicas e até mesmo indicações.

Outra dica é: Não se considere em férias no momento em que está procurando uma colocação. Aproveite o tempo livre para investir em cursos relacionados à carreira que escolheu. Isso conta muitos pontos na vida profissional. Use o tempo disponível para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado, e o seu currículo automaticamente irá se enriquecer – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.

o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga. Mas se preferir, pode editar diretamente o arquivo original (formato ODT, do OpenOffice) ou o arquivo DOC (exportado para o formato do Word).

Aqui você pode baixar alguns modelos de currículos.

curriculum vitae 2 0 Curriculum Para Primeiro Emprego   Como FazerFormato Word – Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.
Formato PDF – Download de modelo de currículo em formato PDF para visualização.
Outros links para você usar também
Modelo 1 Modelo 2

Agora se você quer um currículo que seja feito por você mesmo vamos colocar algumas dicas que nunca mudam na hora de se preparar a procura de um emprego:

ESTRUTURA

No máximo duas páginas, tanto para quem está no início de carreira quanto executivos. Isso demonstra poder de síntese e objetividade. A exceção são currículos específicos, como da área acadêmica, que devem incluir artigos publicados, por exemplo. Use fontes Calibri, Times New Roman ou Arial corpo 11, 12 ou 13 e evite negrito ou itálico.

DADOS PESSOAIS

Nome completo, idade, endereço, dois telefones e email. Números de documentos não devem ser colocados. Blogs e portfólios online devem ser incluídos apenas se bem elaborados e com clara motivação profissional. Perfis em redes sociais corporativas, como Linkedin, podem ser incluídos.

EXPERIÊNCIA

Além dos períodos nos quais trabalhou e nome das empresas, pontue algumas das atividades realizadas. Ignore as inerentes à função, como elaboração de relatórios e atendimento. Profissionais com mais experiência devem focar projetos desenvolvidos ou dos quais participou, descrever como auxiliou no crescimento da empresa, se possível com indicadores.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Apenas coloque os nomes das instituições e as datas de conclusão dos cursos de Nível Superiores. Se não tiver esse tipo de graduação, coloque apenas o nível de ensino que tem e se o completou ou não. Recém formados podem incluir o trabalho de conclusão de curso.
Comece pelo título maior.

CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA

Informe as ferramentas e o nível de conhecimento de cada uma.

IDIOMAS

Coloque apenas a língua e nível de conhecimento. Instituição de ensino é irrelevante. A exceção são cursos no exterior.

OBJETIVO
Deve ser o mais claro curriculo erros Curriculum Para Primeiro Emprego   Como Fazerpossível e conter exatamente qual cargo a pessoa deseja ocupar na empresa. É recomendável colocar apenas uma área de atuação, no caso de uma boa experiência no setor, ou optar por termos genéricos, como ?área administrativa?, para profissionais que ainda
estejam no início da carreira.

CURSOS
Esqueça cursos de desenvolvimento pessoal, como culturais e hobbies e priorize apenas aqueles relacionados à área almejada.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.