Currículos online: dicas, como preencher

PUBLICIDADE
Preencher o formulário com atenção é fundamental (Foto: Divulgação)

Não basta ser bom, tem que saber expressar todas as suas qualidades no currículo. Muitas vezes a pessoa perde uma oportunidade de emprego por não saber a forma ideal de preencher um formulário de qualificações, seja o tradicionalmente entregue pessoalmente, ou aquele online, solicitado pelos sites de emprego e companhias selecionadoras. Erro de português, excesso de informações e anexar fotos inapropriadas são os principais equívocos cometidos pelos candidatos. Veja abaixo algumas dicas para não decepcionar no preenchimento de um currículo online:

1 – Não tenha pressa

Alguns cadastros de sites de emprego são extensos e é necessário ter muita atenção para não preencher nada errado. Não adianta digitar com pressa, como se tivesse que fazer aquilo em poucos minutos. Erros de digitação também são mal vistos pelos empregadores, isso porque demonstra descaso e falta de atenção. Assim que terminar de colocar todas as informações leia atentamente para ver se nada está escrito errado. Em caso de dúvidas ortográficas consulte um dicionário ou troque por uma palavra que você tenha certeza que está escrita da maneira certa.

PUBLICIDADE

2 – Dados obrigatórios

As informações que são fundamentais em um cadastro geralmente estão sinalizadas com um asterisco. O símbolo aparece a frente de tudo que é obrigatório preencher, caso a pessoa não coloque o dado não é possível salvar o currículo online. O que não é obrigatório não significa que não deve ser preenchido. Por exemplo, atividades extracurriculares, muitas vezes aparecem como um opcional, no entanto é um diferencial positivo, mesmo que seja um trabalho voluntário deve ser informado.

Não tenha pressa para preencher o currículo (Foto: Divulgação)

3 – Pretensão Salarial

Na maior parte dos casos a pretensão salarial é questionada e alguns portais de oferta de vagas têm a opção de deixar a mostra esse campo para os empregadores ou para ocultar. Quando se coloca uma pretensão salarial você pode deixar de ser selecionado para algo que lhe interesse. Por exemplo: a companhia tem uma política em que a remuneração inicial, dentro dos três meses de experiência é abaixo da sua pretensão, no entanto, depois desse prazo o salário sobe 30%. Como não estava dentro do que você demonstrou interesse a empresa pode descartar o seu currículo. Não anule suas chances, ouça todas as propostas e fique à vontade para decidir se está dentro do esperado.

PUBLICIDADE
Não deixe preencher os campos obrigatórios (Foto: Divulgação)

4 – Não deixe de preencher o campo Carta de Apresentação

Com dúvidas algumas pessoas não preenchem esse campo importante do currículo. A carta de apresentação na realidade é um resumo da sua experiência na área pretendida e traços importantes na sua personalidade. Não se estenda muito. Entre cinco e 10 linhas é o suficiente.

PUBLICIDADE

5 – Tenha bom-senso

A quinta e última dica é a fundamental tanto para os currículos online, como para os impressos em papel. Tenha bom-senso com relação aos dados fornecidos. Nunca fale mal do antigo emprego ou anexe fotografias impróprias, com bebidas a mostra ou roupas inapropriadas. Mentira também deve ser abolida desse documento. Seja honesto com você mesmo e não exija um salário a quem das suas experiências e qualificações.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Mensagem oi meu nome é jaqueline tenho 15 anos estou cursando o ensino medio eu ja trabalhei em todos tipos de loja tipo sapato buff e roupa quero muito trabalhar é o meu sonho

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.