Search

Curiosidades sobre o cavalo marinho

Os cavalos marinhos são animais interessantes, pois tem uma forma de vida diferente de outros animais[...]
Google plus

Curiosidades sobre os cavalos marinhos (Foto:Divulgação)

A natureza está repleta de animais fascinantes que mostram diversas formas de viver. Um dos animais que fascinam a todos, principalmente a criançada, é o cavalo marinho, mas ele está ameaçado de extinção. Apesar de seu formato que lembra a de um cavalo (por isso o nome), ele é considerado um peixe e apresenta algumas manias e hábitos um tanto curiosas.

Fisicamente, ele apresenta características parecidas com os camaleões, por exemplo, mudar de cor para se camuflar e se esconder, além de ter a capacidade de mexer os olhos independente um do outro. Dentre outras táticas de sobrevivência,  está a incrível capacidade de olhar para dois lugares ao mesmo tempo. Eles também nadam com o corpo na posição vertical e conseguem movimentar rapidamente as barbatanas.

Cavalo marinho gestante (Foto:Divulgação)

Em seu cardápio estão os pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plânctons que são sugados por ele. Em sua alimentação, ele apresenta uma particularidade muito interessante; não vai atrás do próprio alimento. O cavalo marinho prende-se com a ponta da cauda em plantas do fundo do mar e espera o alimento chegar até ele. Paciente? Bom, ele seria uma ótima presa ao invés de predador, por ser muito pequeno e frágil e por possuir uma única tática de ataque e defesa, esconder-se.

O ritual de acasalamento dos cavalos marinhos, que acontece durante a primavera é bem divertido, os machos dão cambalhotas e mais cambalhotas junto com as fêmeas. A fêmea coloca diversos ovos, os quais o macho fertiliza e posteriormente guarda em uma bolsa na base da cauda. Ele é responsável por cuidar dos filhotes durante toda a “gestação”.

Após dois meses, os ovos rompem-se e o macho faz violentas contorções para que os filhotes possam ser expelidos. Os filhotes assim que nascem são praticamente transparentes, medem pouco mais de um centímetro e nadam rapidamente para a superfície para encher suas bolsas de ar.

Cavalo marinho (Foto:Divulgação)

Durante quarenta e cinco dias, o pai é responsável pela alimentação dos pequeninos e após esses dias, os cavalos marinhos já podem ser chamados de adultos e são responsáveis por sua própria alimentação e cuidados. Lembrando que um cavalo marinho vive em média cinco anos.

Esses pequenos seres possuem histórias mitológicas com o Deus Grego dos mares e tem o nome científico por causa dessas histórias. Eles também são usados na ornamentação de aquários e em pesquisas na área da medicina. Pena estarem ameaçados de extinção.


Google plus


Este artigo possui 4 comentários

  1. fernanda
    Publicado em 12/03/2012 às 7:09 PM [+]

    eu quero imprimir o cavalo marinho

  2. Luciane e Sara
    Publicado em 29/03/2012 às 11:13 PM [+]

    Minha filha amor as informacoes e as imagens!

  3. Bianca
    Publicado em 26/08/2014 às 2:57 PM [+]

    lindos!!!!!!!!!!!!!

  4. giovanna ferraz abade
    Publicado em 21/10/2014 às 6:53 PM [+]

    na onde ele vive qual é a caracteristica dele quantos ovos a femea coloca?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top