Menu

Esportes

Atualizado em 27 de julho de 2012, às 8:23 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Esportes > Curiosidades sobre as Olimpíadas

Saiba mais sobre os jogos Olímpicos 2012 que acontecerão em Londres. Conheça algumas curiosidades que acompanham os jogos em toda sua história.
493612 O cabo de guerra era uma das modalidades nas olimpiadas há muitos anos atrás Curiosidades sobre as Olimpíadas O cabo de guerra era uma das modalidades nas olimpíadas décadas atrás. (Foto: Divulgação)

As Olimpíadas são os jogos mais esperados pelos atletas e por pessoas que apreciam a prática de esportes. Diversas modalidades de jogos são representadas por países de todo o mundo, formando uma grande e harmoniosa competição. Pensando nisso, entramos em ritmo olímpico e selecionamos algumas curiosidades que ocorreram ao longo da história das olimpíadas. Saiba mais sobre o assunto. 

Olimpíadas de Londres 2012 

A cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012 será realizada no dia 27 de julho na cidade de Londres, na Inglaterra. Os jogos acontecerão até o dia 12 de agosto, onde acontecerá a cerimônia de encerramento.

Os jogos têm como tema “Live is one” que significa “Viva como se fosse o único”. As cerimônias serão realizadas no estádio Olímpico de Londres. Serão disputadas 29 modalidades de 26 jogos diferentes.

O Brasil não podia ficar fora dessa competição e está participando com 259 atletas em várias modalidades esportivas.

Veja também alguns pacotes de viagens para as Olimpíadas de Londres 2012 

493612 As olimpiadas 2012 acontecem na cidade de Londres Curiosidades sobre as Olimpíadas As olimpíadas 2012 acontecerão na cidade de Londres.(Foto: Divulgação)

Curiosidades sobre as Olimpíadas 

1. O cenário da primeira Olimpíada da Era moderna foi realizado em Atenas, no ano de 1896, no estádio Panathenaic. O estádio era feito de mármore, criado no século IV a.C. 

2. Dentre os diversos jogos das olimpíadas, o cabo de guerra foi um dos esportes olímpicos entre os anos 1900 e 1920.

3. As organizações e os desfiles de cerimônia tiveram inicio nas Olimpíadas de Londres em 1908. Até então, os atletas entravam e saiam no estádio sem nenhuma organização.

4. Somente cinco países participaram de todos os jogos olímpicos na era moderna. Sendo eles a Grécia, a Suíça, a Grã-Bretanha, a França e a Austrália.

5. A bandeira olímpica com os cinco arcos, representando os continentes, foi criada por Pierre de Coubertin, no ano de 1913.

6. No ano de 1916, os jogos olímpicos de Berlin foram cancelados devido a Primeira Guerra Mundial.

7. Algumas modalidades curiosas já fizeram parte das olimpíadas, como “Doze horas de ciclismo”, “Tiro ao pombo”, “Jogo da Palma”, “Mononáutica” e “Levantamento de peso com apenas uma mão”.

8. Durantes os jogos de Tóquio, um atleta japonês cometeu suicídio após ser derrotado em uma luta.

9. O atleta Sueco Oscar Swahn foi o mais velho a conquistar uma medalha nos jogos olímpicos. Aos 72 anos ele ganhou uma medalha de prata em uma competição de tiros, durante as olimpíadas da Bélgica.

10. O atleta que mais ganhou medalhas na história olímpica foi o nadador Michael Phelps, durante os jogos olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). No total foram 14 medalhas.

11. Para garantir a segurança dos jogos em Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na parte leste da cidade.

12. O Brasil fica em 36º no ranking de medalhas conquistadas. Até as olimpíadas de Pequim em 2008, nosso país havia conquistado 94 medalhas.

13. As olimpíadas de Londres, em 1908, foram as mais longas da história. Elas tiveram inicio em 27 de abril e terminaram no dia 31 de outubro do mesmo ano.

Saiba mais sobre a abertura das olimpíadas 2012 e shows confirmados

493612 A bandeira olimpica com os 5 anéis olimpicos foi criada por Pierre Coubertin Curiosidades sobre as Olimpíadas A bandeira olímpica com os 5 anéis olímpicos foi criada por Pierre Coubertin.(Foto: Divulgação)

As Olimpíadas são os jogos esportivos que fazem parte da história do atletismo em todo o mundo. Competidores de todo o planeta se reúnem para disputar medalhas e representar seu país em diversas modalidades esportivas. Não deixe de acompanhar e torcer por nossos campeões.

Conteúdo avaliado com média: