Menu

Entretenimento

Atualizado em 30 de dezembro de 2011, às 6:10 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Curiosidades sobre as formigas

Conheça algumas curiosidades sobre as formigas.

Filme Anjos da Noite 4

[30/12/2011]

Dicas de livros de terror

[30/12/2011]

366443 1226194549 346677814 d513fa546b Curiosidades sobre as formigas

As formigas são uns dos menores animais que existem na Terra e muitas vezes nos causam bastante transtorno. É bem comum encontrar formiguinhas em casa, principalmente na cozinha, onde sempre temos lixo como restos de comida, ou algum alimento onde elas encontram a sua refeição e atacam.

Apesar de serem pequenininhas, elas acabam deixando um rastro por onde passam, ou fazendo os conhecidos montinhos de terra que logo mostram onde se escondem. O que não sabemos é que as formigas possuem muitas utilidades e até mesmo hábitos estranhos. Conheça algumas curiosidades sobre as formigas:

Formigas são insetos socais, ou seja, vivem em um grande grupo e trabalham em conjunto, com uma divisão de trabalho entre os indivíduos que compõem a colônia. Para dar inicio há um formigueiro, surge uma formiga-rainha recentemente fertilizada que abre um buraco no solo, onde se fecha e permanece como uma espécie de prisioneira voluntária.

366443 formiga1 Curiosidades sobre as formigas

No buraco, os ovos crescem e quando as larvas emergem, a Rainha as alimenta com sua própria saliva, até que se tornem pupas. Cerca de 6 a 8 semanas depois surgem as primeiras formigas operárias que saem do formigueiro em busca de alimento para si, para a rainha e para as outras larvas que nascerão em breve. Algumas especiais podem chegar a construir formigueiros com mais de 300.000 indivíduos.

Apesar de serem animais que andam por diversos locais e poderem até transmitir doenças para os seres humano, em alguma regiões do Brasil, as formigas especiais Içá ou Tanajura, são utilizadas na preparação de petiscos. Entre os petiscos mais apreciados estão as formigas assadas, torradas como amendoim e em forma de paçoca com farinha de mandioca ou de milho.

Alguns índios também se alimentam de formigas em época de escassez de alimento, entre as mais consumidas estão as formigas operárias da saúva e os soldados. Neste costume indígenas, somente as cabeças das formigas são consumidas, os corpos são descartados.

366443 formiga 7866 Curiosidades sobre as formigas

Algumas tribos ainda relacionam as formigas a rituais. Por exemplo, entre os índio Uanamas, as jovens, são recolhidas em um jejuário durante duas luas, quando estão aptas para a fecundação. Na primeira noite elas comem apenas ovos de caba e beiju, já na segunda noite elas comem formigas saúva.

Já os índios Tucanos, costumam se submeter a uma dieta a base de formigas quando chega uma nova criança a família. O pai, deita-se em uma rede onde permanece por três dias se alimentando apenas de formigas saúvas, formigas saúvas de cabeça grande e formigas grandes e gordas, que são maiores do que cupins. Ao anoitecer, o índio deve tomar manicuera e farinha com água, ou mingau de tapioca.

Essas são algumas curiosidades sobre as formigas que além de serem conhecidas como trabalhadoras, sociais, servem de alimentos.