Menu

Entretenimento

Atualizado em 3 de janeiro de 2012, às 7:00 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Curiosidades sobre a caneta BIC

Conheça algumas curiosidades sobre a caneta mais famosa do Brasil.

Os insetos mais perigosos do mundo

[02/01/2012]

Restaurante temático da Hello Kitty na China

[03/01/2012]

368798 ZZ01797044 Curiosidades sobre a caneta BIC
A história da caneta Bic começou em 1945, quando um francês chamado Marcel Bich comprou uma fábrica em sociedade com um amigo. O homem que já havia trabalhado para um fabricante de tintas, decidiu criar uma empresa para fazer peças para canetas, tinteiro e lapiseiras.

Depois do desenvolvimento da ponta esferográfica, o homem lançou uma caneta confiável, feita a base de plástico e com u preço muito baixo. A inspiração para o nome do produto veio do seu sobrenome Bich, que perdeu o H, graças ao medo de ser associado  a uma palavra que em inglês, torna-se muito desagradável.

Quando as vendas começaram nos Estados Unidos, o público ainda não confiava na BIC Cristal, já que muitas outras canetas já haviam sido lançadas no país e não cumpriam com a simples função de escrever. Para acabar com a resistência dos norte-americanos, a BIC criou uma campanha de televisão que era exibida em rede nacional e informava aos consumidores sobre a vantagem de se adquirir uma caneta BIC.

368798 1 caneta bicampliada Curiosidades sobre a caneta BIC

De acordo com a campanha, a caneta esferográfica “escreve logo de cara, sempre”, além de que tinha um preço bem camarada, apenas US$ 0,29. A marca ainda lançou outras campanhas em que a caneta era atirada de rifles, amarrada a patins de gelo e até montadas sobre britadeira, dando a entender que ela resistia a tudo.

É uma das marca de caneta mais reconhecidas do mundo, sendo que em 2005 a empresa anunciou que tinha vendido cerca de 100 bilhões de canetas. A BIC ainda possui tinta suficiente para escrever até 3.2 km, ou seja, da pra escrever muito mesmo.

368798 caneta bic cristal 500x500 Curiosidades sobre a caneta BIC

Em 1988 a empresa lançou a caneta Parfum BIC, Bic Perfume no Brasil, que nada mais era do que uma caneta com cheiro de perfume francês. A linha possuía quatro perfumes diferentes, dois femininos e dois masculinos e atualmente só é fabricada e vendida no Irã.

Para remover mancha de tinta das roupas, a própria empresa recomenda o uso de spray de cabelo a base de álcool, ou seja, o conhecido laquê amigo dos penteados.

O Serviço Secreto União dos Povos já chegou a anunciar que a caneta é uma sonda espacial enviada a Terra por alienígenas, com o intuito de nos vigiar e contar o momento certo de invadir o nosso planeta. A abreviatura ainda significaria ‘Big Inspekto Center’, ou seja ‘Centro de Grandes Inspeções’ e teria o apoio da NASA. A idéia seria sustentada pelo fato da caneta estar presente em todos os lugares desde a infância, aos registros hospitalares, cartas de amor, atestados de óbitos entre outros.