Menu

Saúde

Atualizado em 17 de junho de 2009, às 0:59 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cúrcuma: O Que É?

 

22913 turmeric Cúrcuma: O Que É?

O nome parece estranho, desconhecido por muitos, porém, de muita eficácia para certas doenças. Você sabe o que é cúrcuma? É uma raiz, capaz de aniquilar tumores cancerígenos, testes demonstram que a cúrcuma elimina células de melanoma. Também utilizada como um condimento. Dentre os condimentos, alguns além de saborosos, possuem princípios ativos, segundo a medicina ayurvédica, ou seja, são capazes de auxiliar contra certos problemas de saúde.

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. No Brasil é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas.

Dentre estes, pode ser citado à cúrcuma, componente do curry em pó, condimento típico da Índia. Este ingrediente é muito indicado para combater doenças do estômago, contra ferimentos e para “purificar” o sangue, e é muito usado pelos indianos contra machucados e inchaços. Na raiz encontram-se todos os componentes do açafrão, inclusive o corante, que é a curcumina, que é bem amarela.

Já aqui no Ocidente, é indicado como alimento funcional, por ser excelente antioxidante rico em flavonóides. Assim, se torna um anti-inflamatório perfeito para melhorar o sistema imunológico.Segundo pesquisador goiano, a planta dá em qualquer lugar e requer pouca água. Mas o sabor do açafrão da terra, como é conhecido na região, caiu no gosto do povo goiano. Uma boa galinhada fica bem amarela por causa do tempero e com sabor incomparável.

Seja como condimento na culinária, seja como medicina alternativa, o importante é que a cúrcuma é considerada poderosa em qualquer um dos casos acima. É um poderoso anti-inflamatório  e cicatrizante, e também é  ideal para incrementar pratos da  culinária. Vale à pena experimentar, seus benefícios são grandes e a pesquisa tem aumentado sobre essa raiz, proporcionando aos pesquisadores aumentar o conhecimento sobre a planta. Estudos têm sido realizados nos benefícios da raiz contra o câncer.

O O extrato da planta é importado  e caríssimo. Se paga em torno de R$ 1 mil reais por dez gramas da curcumina pura. Investimentos estão sendo feito, para que se consiga extrair curcumina de alta qualidade, pura, para que o medicamento venha se tornar mais eficaz e mais barato.

Esperamos que bons resultados sejam encontrados nesse sentido!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.