Menu

Culinária

Atualizado em 27 de agosto de 2012, às 16:55 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cupcake de baunilha

Receita de cupcake de baunilha: veja o passo a passo para fazer esse bolinho.

Os cupcakes são charmosos minibolos feitos com uma massa básica e que podem levar diversos tipos de cobertura. As guloseimas já são servidas, inclusive, em festas de aniversário e casamentos, chegam até mesmo a substituírem o tradicional bolo. Para que você possa aprender como fazer esses bolinhos, o Mundo das Tribos ensina a receita de cupcake de baunilha com cobertura de chantilly colorido.

502591 cupcake de baunilha Cupcake de baunilhaCupcake de baunilha (Foto: divulgação)

Cupcake de baunilha

Ingredientes:

1 colher (chá) de essência de baunilha

½ xícara de claras

225 gramas de farinha (peneirada)

1 1/8 de colher (chá) de fermento em pó (peneirado)

100 gramas de manteiga

1 ½ xícara de açúcar

1 colher (café) de sal

170 gramas de leite

Cobertura de Chantilly colorido:

Corante comestível em gel da cor de seu gosto

 2 xícaras de creme de leite gelado

1 colher (café) de essência de baunilha

 2 colheres (sopa) de açúcar

502591 cupcake de baunilha 1 Cupcake de baunilhaInove com coberturas criativas (Foto: divulgação)

Modo de preparo:

Junte o açúcar e a manteiga e bata até obter um creme fofo e de cor clara. Junte a essência de baunilha e o sal e continue batendo. Acrescente as claras delicadamente, a farinha, o fermento e o leite. Bata a massa do cupcake de baunilha por mais 20 segundos. Ponha as forminhas para cupcake untadas dentro da assadeira e coloque a massa em cada uma, sem ultrapassar o meio da altura. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos ou até o ponto em que espetando um garfo ou palito, ele saia limpo. A receita rende 12 unidades.

Leia também: Receita de Cupcakes salgados

Receita de Cupcakes 

Chantilly colorido:

Para fazer a cobertura do cupcake de baunilha você precisará colocar o creme de leite gelado na batedeira e adicionar uma pequena gota do corante em gel (você pode usar um palito de dente para te ajudar). Acrescente o açúcar e a essência de baunilha e bata a mistura até que o creme fique no ponto de chantilly. Se você preferir que o creme fique mais escuro, adicione mais corante, mas sempre colocando em pequenas quantidades. Para colocar a cobertura sobre os bolinhos, utilize um saco de confeitar ou distribua o chantilly com uma colher.