Menu

Saúde

Atualizado em 11 de março de 2013, às 10:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa

A alergia alimentar é um problema que acomete muitas pessoas. Veja os cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa para evitar as reações.

A alergia alimentar trata-se de uma resposta imunológica gerada pelo consumo de alimentos como ovos, leite, amendoim e outros específicos. As pessoas que são alérgicas a alimentos devem ter cuidados redobrados ao comer fora de casa. Saiba mais sobre o assunto e veja que cuidados são esses para evitar as crises alérgicas.

592125 Vários alimentos podem ser causadores de alergia. Foto divulgação Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa Vários alimentos podem ser causadores de alergia. (Foto: divulgação)

Alergia alimentar

O nosso sistema imunológico possui uma condição normal que cria barreiras que protegem nosso corpo de substâncias prejudiciais, como vírus, toxinas e bactérias. Em alguns casos específicos, a resposta imunológica é gerada por substâncias que deveriam ser inofensivas, como em alguns alimentos.

A alergias são causadas devido a produção de uma substância chamada anticorpos imunoglobulina E (IgE), que geram reações alérgicas a alimentos específicos. Apesar de muitas pessoas apresentarem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são menos frequentes.

Veja também alergias alimentares mais comuns 

Principais alimentos causadores de reação alérgica

Todos os alimentos podem gerar uma reação alérgica, porém, alguns são os principais causadores. Veja quais são eles:

1. Alimentos mais comuns que causam alergias em crianças:

  • Leite
  • Ovos
  • Amendoim
  • Soja
  • Frutos do mar (caranguejo, camarão e lagosta)
  • Trigo
  • Frutas secas
    592125 Fique de olho nas informações contidas no rótulo dos produtos. Foto divulgação Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa Fique de olho nas informações contidas no rótulo dos produtos. (Foto: divulgação)

2. Alimentos mais comuns que causam alergias em crianças mais velhas e adultas:

  • Peixes
  • Amendoim
  • Frutas secas
  • Frutos do mar

Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa

1. Saber a composição dos alimentos: ao comer fora de casa é preciso ficar atento para os ingredientes dos alimentos a serem consumidos. A alergia ao leite é muito comum e geralmente ele é utilizado no preparo de vários alimentos.

2. Levar de casa alimentos para a criança: se a criança possui alergia ao leite, o ideal é que os pais levem de casa o leite sem lactose para que ela seja amamentada corretamente.

3. Em casos de urgência, consulte o médico: caso tenha passado despercebido e o alimento foi ingerido, o mais indicado é procurar o médico imediatamente. Se você faz uso de algum medicamento sob orientação do mesmo, o ideal é tomar o remédio rapidamente.

4. Leia o rótulo dos alimentos: alguns alimentos como temperos prontos, enlatados e outros possuem componentes alérgicos. Por isso, antes de comprar e consumir é preciso ler atentamente o rótulo do produto.

592125 É preciso ter cuidados com os alimentos que são consumidos fora de casa. Foto divulgação Cuidados que os alérgicos devem ter ao comer fora de casa É preciso ter cuidados com os alimentos que são consumidos fora de casa. (Foto: divulgação)

Veja também alergia alimentar, sintomas e tratamento 

A alergia alimentar é um problema que acomete muitas pessoas e merece atenção especial para evitar problemas. As pessoas alérgicas devem ter cuidados ao comer fora de casa, pois fica mais difícil saber os ingredientes usados no preparo da comida. Fique de olho e procure saber mais informações sobre o alimento para evitar as alergias.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.