Menu

Beleza

Atualizado em 26 de janeiro de 2013, às 9:36
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados para o cabelo tingido não ressecar

Os cabelos tingidos são mais propensos ao ressecamento. Confira alguns cuidados que evitam esse problema.

Mudar a cor dos cabelos é algo que muitas pessoas desejam. Há outros que mantêm a rotina de tingimento, há muito tempo. Os motivos para tingir os fios são muitos. O procedimento pode ser fruto de uma simples vontade de mudança ou da necessidade de cobrir fios brancos. Mudanças sempre fazem bem à autoestima, mas é preciso ter certeza do que se quer. Primeiramente, uma decisão precipitada pode causar decepções.

Nem sempre a cor, vista em outra pessoa, ficará bem em todos. Em segundo lugar, deve-se ter em mente que os cabelos tingidos mudarão, para sempre. Equivale dizer que, se num cabelo comum, é preciso dedicar atenção diária, nos fios tingidos a rotina envolverá ainda mais dedicação. É essencial adotar cuidados para o cabelo tingido não ressecar, além de outros problemas. O caso é que o ressecamento é o primeiro estágio de um cabelo “doente”.

572097 Cuidados para o cabelo tingido não ressecar.1 Cuidados para o cabelo tingido não ressecarO efeito do tingimento é incrível, mas tornará os cabelos mais sensíveis (Foto: Divulgação)

Causas do ressecamento

Os cabelos possuem uma fina e delicada cutícula protetora. Quando eles são submetidos ao tingimento, a sua estrutura é, forçadamente, modificada. A cutícula, então, se abre. Neste momento, a substância oxigenada da tintura entra em contato com a melanina do fio (que é a responsável pela cor natural). Esta melanina é, então, oxidada pelo produto. A partir daí, a nova cor substitui a antiga e a cutícula volta a se fechar. Esse processo sensibiliza os cabelos, que acabam ficando mais frágeis e mais suscetíveis aos efeitos negativos dos agentes externos. Por isso, os cuidados para evitar o ressecamento dos cabelos tingidos devem ser ainda maiores.

572097 Cuidados para o cabelo tingido não ressecar.2 Cuidados para o cabelo tingido não ressecarO ideal é usar protetor solar para cabelos, além de bonés e chapéus (Foto: Divulgação)

Cuidados com cabelos tingidos

Qualquer tipo de cabelo necessita de proteção, especialmente durante o verão, quando as pessoas entram em contato com inúmeros agentes nocivos aos fios. Como os cabelos tingidos poderão se ressecar, mais facilmente, a primeira atitude da pessoa que mudou a cor das madeixas deve ser o investimento em um protetor solar capilar. Ao frequentar piscinas ou praias, é imprescindível aplicar o produto. No dia a dia comum, este cuidado também é necessário. Por isso, a dica é comprar um leave-in protetor solar. Como o produto é sem enxágue, os cabelos estarão protegidos do sol e hidratados, evitando o ressecamento.

572097 Cuidados para o cabelo tingido não ressecar.3 Cuidados para o cabelo tingido não ressecarDeve-se, também, respeitar o intervalo entre os tingimentos (Foto: Divulgação)

Deve-se fazer hidratação nos cabelos tingidos, semanalmente ou a cada 15 dias, no mínimo. Os produtos devem ser úteis para hidratar e reconstruir. Deve-se dar preferência àqueles que contêm queratina, proteínas hidrolisadas, ceramidas, aminoácidos e carbo-cisteína. Se possível, a dica é fazer o procedimento num salão, pois os profissionais possuem produtos mais fortes e eficazes.

Para finalizar, ressalta-se a importância de respeitar os intervalos, entre os tingimentos. Da mesma forma, respeite o tempo de aplicação, indicado na embalagem. Para a lavagem dos fios, deve-se usar shampoos e condicionadores para cabelos tingidos.

Intensifique a proteção, no verão: Cabelos tingidos no verão: como cuidar

Saiba, com mais detalhes, como cuidar: Cuidados diários para cabelos tingidos: dicas