Cuidados na Gravidez: Exames do Pré-natal

PUBLICIDADE

A decisão de se ter um filho é provavelmente uma das mais importantes que uma pessoa pode tomar em sua vida. É uma mudança que requer investimento de tempo e dinheiro e, claro, todo o valor emocional que envolve a geração de um filho. Ver um filho nascer e depois ter a oportunidade de acompanhar seu crescimento é com certeza uma das melhores sensações que podemos experimentar.

Por isso mesmo, por todo este imenso significado que circunda o nascimento, todo cuidado é pouco no período gestacional. De fato, é preciso ter todo o cuidado antes mesmo de engravidar. Uma quantidade considerável de exames altamente recomendados devem ser feitos, os chamados exames do pré-natal. Eles têm como função básica fazer uma análise geral das condições de saúde da mãe para receber o novo filho.

Infelizmente as complicações que podem ocorrer durante o período de gestação existem e não são tão poucas. Por outro lado, é possível evitá-las na grande parte das vezes por meio de alguns simples exames. Se você ainda não sabe muito sobre eles, continue lendo.

PUBLICIDADE

Logo que a gravidez for descoberta, o primeiro exame pré-natal deve ser feito imediatamente. Ela pode ser em qualquer hospital público ou com seu médico particular, mas saiba que devem ser feitas ao menos seis consultas no decorrer na gestação, para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Por mais que alguns exames sejam “chatos”, por assim dizer,  eles são fundamentais. Conheça alguns deles e para o que serve, abaixo:

  • Hemograma Completo: para analisar o sangue da mãe e possíveis alterações que existam lá. No caso de anemia por exemplo, o bebê pode acabar sofrendo de falta de nutrientes. Outras doenças de grande relevância também pode ser encontradas por meio deste exame.
  • Tipo Sanguíneo: pode acontecer de as células vermelhas do bebê serem destruídas caso os tipos sanguíneos dos pais não sejam compatíveis. Fique de olho nesse detalhe.
  • Glicemia: pode detectar a conhecida diabetes.
  • Sífilis – VDRL: essa doença que sempre vem da mãe tem a capacidade de causar más formações. É possível tomar providências se identificada.
  • Anti – HIV: muito importante para prevenir que a criança já nasça portadora de HIV, caso a mãe tenha o vírus.
  • Exame de urina: muito útil para evitar abortos espontâneos e partos prematuros.
  • Rubéola: essa doença é causadora de más formações na criança recém-nascida, portanto também deve ser investigada.
  • Hepatite B: se a mão for portadora, é possível tomar medidas para que o filho cresça livre da doença.

O número de exames vai além destes, e podem variar de acordo com os casos específicos, e até mesmo de país para país. O período de gestação é especial. Num tempo de no máximo 9 meses, a mulher sofre alterações em alguns sentidos, tanto física como emocionalmente, e deve estar sempre atenta às mudanças.

Tranquilidade e sensação de conforto são fundamentais nesta fase para que tanto mãe quanto bebê passem por esta fase da melhor fora, fazendo do período gestacional uma experiência inesquecível.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.