Menu

Saúde

Atualizado em 22 de maio de 2012, às 10:46 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados de saúde para quem trabalha a noite

Passar a noite acordado, trabalhando, tem suas vantagens, mas pode resultar numa série de problemas graves para a saúde. Confira dicas para ficar livre de complicações.
450779 dormir1 Cuidados de saúde para quem trabalha a noiteConfira dicas para garantir uma boa saúde.

Passar a madrugada acordado, trabalhando, tem suas vantagens, especialmente quando o assunto é ganhar uma grana a mais. Porém, é importante se lembrar de que existe, uma série de desvantagens, que implicam em várias complicações para a saúde.

No Brasil, estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas se submetam a rotinas laborais noturnas, segundo uma estimativa no Instituto do Sono em São Paulo, com dados do Ministério do Trabalho.

Veja também: Trabalho: carga horária.

Sérias consequências

Submeter o organismo a essa drástica mudança de horário e deixar de seguir algumas recomendações simples, mas que podem fazer toda a diferença para a saúde de quem trabalha a noite, pode trazer várias consequências, sendo que algumas são muito graves.

450779 New Work Cityed1 Cuidados de saúde para quem trabalha a noite15 milhões de brasileiros passam a noite acordados, trabalhando.

Além da maior chance de desenvolver problemas relacionados à diminuição da atividade do sistema imunológico, como gripe e resfriados, essas pessoas costumam se queixar, mais frequentemente, de cefaleia e obesidade, dentre outras doenças que são resultado da alteração metabólica, maus hábitos de alimentação e de vida e piora da qualidade do sono. Alguns estudos recentes apontaram uma possível relação no aumento do índice de câncer entre os trabalhadores noturnos, o que ainda não foi comprovado, apesar dos fortes indícios.

Veja também: Trabalho noturno eleva o risco de diabetes.

Relógio Biológico

É possível fazer com que o organismo se adeque às mais variadas rotinas, porém o recomendado é não ficar mudando os hábitos de sono e vigília no decorrer da semana, pois isso acaba confundindo o relógio biológico, fazendo com que ele nunca se ajuste adequadamente.

Pessoas que trabalham no período noturno e, durante o final de semana, voltam à rotina de sono normal, ou no caso de quem costuma alternar os dias de trabalho entre os períodos noturnos e diurnos, pode acabar tendo o desprazer de desfrutar alguns problemas que são mais raros naqueles que mantém um ritmo constante de vida, como depressão, ansiedade, alterações de humor, queda do rendimento, desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pressão alta, obesidade e diabetes.

Veja também: Dicas para quem trabalha a noite: como manter a saúde.

Recomendações

Existem algumas dicas que, se forem seguidas à risca, garantirão muito mais saúde e bem estar, com horas de sono bem mais proveitosas, confira:

  • É importante estabelecer horários fixos para dormir e acordar, que devem ser respeitados até mesmo nos finais de semana e dias de folga;
  • Quem costuma dormir durante o dia geralmente apresenta sono mais superficial e curto do que quem descansa a noite. Por isso é importante procurar ambientes tranquilo e o mais escuro possível, para não piorar ainda mais a qualidade do sono;
  •  Os trabalhadores noturnos apresentam um risco 40% maior de desenvolverem doenças digestivas, além da grande tendência a maus hábitos alimentares. Vale a pena lembrar-se da importância de manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Caso perceber algum prejuízo à saúde, o profissional deve procurar atendimento médico, pois a função que ocupa pode não ser a ideal para seu metabolismo.
450779 plantao da madrugada Cuidados de saúde para quem trabalha a noiteUm sono de má qualidade é o pior problema do trabalhador noturno.

Veja também: Como driblar o sono no trabalho.

Trabalhar durante a madrugada é uma necessidade cada vez mais presente na sociedade moderna e, caso não sejam tomados alguns cuidados fundamentais para a manutenção da integridade do descanso e saúde do organismo, pode resultar numa série de graves problemas. É importante seguir as dicas e ficar atento para qualquer alteração que possa indicar a procura de um médico.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.