Menu

Saúde

Atualizado em 31 de maio de 2013, às 15:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos

As mulheres devem ter cuidados redobrados com a saúde aos 50 anos. Saiba mais sobre esse assunto.

O passar dos anos provoca várias mudanças no corpo das mulheres. O uso de anticoncepcionais e o aparecimento de celulite, acne, climatério e menopausa são as principais preocupações entre elas. Mas com uma boa qualidade de vida, é possível ter saúde independente da idade. Saiba mais sobre o assunto e veja os cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos.

627495 Os sintomas da menoupasa surgem nesse período. Foto divulgação Cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos Os sintomas da menopausa surgem nesse período. (Foto: divulgação)

Mulher aos 50 anos

Aos 50 anos a mulher começa a se preocupar com os efeitos do tempo sobre o corpo e mente. Porém, essas preocupações não devem ser exagerada para que não se tornem motivo de depressão. Com o avanço da medicina, esses efeitos podem ser minimizados.  O mais importante é não descuidar da aparência e aproveitar todas as oportunidades que aparecem para rejuvenescer por dentro e por fora.

Nesse período, com a chegada da menopausa, 60% a 80% das mulheres reclamam dos sintomas provocados pela queda hormonal, que são fogachos, mudanças de humor, diminuição da libido, dor durante o sexo, alteração da memória e concentração, mudanças na pele, cabelos e unhas, além de acelerar o processo de envelhecimento. Uma dica é escolher um bom creme anti idade para ajudar na manutenção da pele sadia.

627495 A mulher aos 50 anos deve ter cuidados redobrados com a saúde do coração. Foto divulgação Cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos A mulher aos 50 anos deve ter cuidados redobrados com a saúde do coração. (Foto: divulgação)

Cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos

1. Para amenizar os sintomas da menopausa: é possível fazer uma terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas. Durante a queda hormonal, é importante apostar em uma alimentação saudável e ter maiores cuidados com a proteção de doenças cardiovasculares. Os alimentos antioxidantes podem ajudar a diminuir o calor excessivo e retardar o envelhecimento da pele.

2. Alimentação e atividade física: inclua no cardápio frutas vermelhas, cacau, verduras, linhaça, peixes e óleos ricos em gorduras insaturadas. Além disso, evite o consumo de álcool, cafeína e alimentos gordurosos. A atividade física também é essencial para melhorar os sintomas da menopausa, além de proporcionar uma boa qualidade de vida para mulher.

3. Cuidados com o coração: aos 50 anos, os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados, já que o risco de infarto aumenta. Dentre as principais causas está a dificuldade de controlar o peso, o colesterol e a pressão alta. Para isso a mulher deve manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o consumo de sal, controlar o estresse e consultar o médico periodicamente para fazer um check up.

627495 Após os 50 anos a mulher deve praticar exercicios físicos. Foto divulgação Cuidados de saúde para a mulher aos 50 anos Após os 50 anos a mulher deve praticar exercícios físicos. (Foto: divulgação)

Após os 50 anos de idade a mulher deve ter cuidados redobrados com sua saúde, já que várias mudanças ocorrem nesse período. Os cuidados com a pele após os 50 anos também devem ser redobrados. Investir em uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o controle de peso, ou seja, adotar hábitos de vida saudáveis é essencial para cuidar da saúde aos 50 anos. Além disso, é importante procurar o médico e realizar exames de rotina que auxiliam na prevenção de doenças.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.