Cuidados com os remédios caseiros

PUBLICIDADE
Grande parte dos remédios caseiros são preparados na forma de chás.

As plantas medicinais, as ervas e as especiarias são ingredientes muito usados para o preparo de remédios caseiros, ou seja, substâncias que prometem curar naturalmente através de compostos naturais. Apesar de todos os benefícios que são associados a este tipo de medicina alternativa, é importante que existam algumas ressalvas.

Algumas pessoas ficam tão compenetradas em encontrar curas de doenças na natureza que, muitas vezes, abrem mão de assistência médica para tentar se tratar com plantas. Os especialistas no assunto reconhecem que algumas misturas fazem bem para a saúde e ajudam a combater os sintomas das doenças, porém não substituem uma visita ao médico ou a realização de exames.

Uma pessoa pode sim preparar um xarope caseiro para aliviar a dor de garganta ou preparar um chá que ajude a aliviar dor de cabeça, mas estas medidas não são curas definitivas. Desta forma, se os sintomas persistirem, é necessário abandonar os remédios caseiros para se tratar com medicamentos de verdade, receitados por um médico.

PUBLICIDADE

Os perigos das curas caseiras

Algumas receitas caseiras dos tempos da vovó podem ser perigosas para a saúde do indivíduo. Existem casos em que os sintomas são intensificados a partir da ingestão de uma substância ou também o organismo pode reagir com efeitos colaterais. Enfim, quando se trata de saúde, é importante não fazer brincadeiras depositando a fé apenas nas curas caseiras.

Nem tudo que é natural e caseiro faz bem para a saúde.

Em casos de queimadura, por exemplo, as curas caseiras prometem solucionar o problema com a aplicação de gelo, manteiga, pasta de dente, ovo e até mesmo óleo de cozinha. No entanto, o uso destes produtos é totalmente inviável e pode desencadear sérios problemas nos ferimentos e causar infecções.

As pessoas que sofrem de hipertensão arterial também costumam apostar nos remédios caseiros para complementar o tratamento, mas em alguns casos, acabam abandonando os medicamentos receitados pelos médicos. Este tipo de medida radical do paciente pode aumentar a pressão e colocar a vida em risco, já que muitos chás naturais e remédios caseiros apresentam substâncias químicas que atuam no organismo como excitantes, é o caso da cafeína.

Os remédios caseiros não podem substituir os medicamentos receitados pelo médico.

A compra dos produtos naturais em feiras para se automedicar chega a ser imprudente, sobretudo quando as propriedades curativas são duvidosas. No caso do chá de cogumelo o risco é ainda maior, afinal, existem espécies que afetam o fígado, o rim e até podem aumentar as chances de câncer.

Outro aspecto que compromete os remédios caseiros é a procedência das plantas. Dependendo da forma como são tratadas, elas podem estar contaminadas e oferecer riscos ao organismo. Por essas e outras o consumo de fitoterápicos acaba sendo mais saudável, já que as plantas usadas no preparo são padronizadas.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.