Menu

Beleza

Atualizado em 14 de maio de 2011, às 20:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados com os pés ressecados

pé ressecado com rachadura Cuidados com os pés ressecados

Não é porque os pés passam um tempo razoável escondido dos olhos alheios que isso signifique ser deixado de lado nos cuidados com a beleza. Sem contar que nem se trata apenas da beleza, mas de uma questão de higiene e saúde. Que o diga as pessoas que sofrem com os pés ressecados.

Não se trata apenas do incômodo de não poder usar calçados abertos, mas também porque isso pode causar dores e desconforto, principalmente no inverno, que é a estação mais propícia a isso devido à diminuição do suor.

Se você quer acabar com esse problema, ou evitar que aconteça, veja só algumas coisas úteis:

Soluções caseiras para cuidar dos seus pés

cuidados com os pés Cuidados com os pés ressecados

Sabe aquela hora do dia em que você resolve hidratar sua pele? lembre-se que o seu pé também faz parte do corpo, portanto merece hidratação. Não basta cuidar deles apenas no momento de fazer as unhas, pois essa frequência não é suficiente. Na verdade o segredo está na esfoliação e hidratação frequente dos pés.

A hidratação é um processo que deve ser feito diariamente logo depois do banho. Se você gosta de massagem nos pés é essa a hora. O problema deve apresentar uma grande melhora com esse processo. Já a esfoliação pode ser feita uma vez por semana. Já existem vários produtos no mercado com essa finalidade e você pode usá-los caso não apresente alergias.

O site Vila Mulher dá uma receitinha boa para quem quer tratar bem disso: uma vez por semana pegue uma bacia com água morna e sabonete líquido, deixando seus pés de molho e relaxando. Depois disso, pegue o esfoliante e esfregue no pé por dois minutos, lavando-o e finalizando com hidratante bem forte. Coloque uma meia e fique com ela pelo tempo que achar conveniente, retirando-a depois e massageando até que a pele absorva o hidratante.

Já a revista Nova, dá uma outra ideia sugerida pela pedicure Anita Rocha do Studio W: misture em uma tigela 2 colheres de sopa de açúcar mascavo com 2 de hidratante corporal, massageando com movimentos circulares e embrulhe os pés com filme plástico. Após cinco minutos embrulhados, basta enxaguar. Essa solução pode ser feita duas vezes por semana.

Se o seu caso é mais grave, pode usar a lixa mas a recomendação é de que ela seja usada no máximo duas vezes ao mês, pois o uso frequente dela pode machucar a pele. também é recomendado a aplicação de um hidratante específico para os pés e calçar meias antes de dormir, basta pensar nisso como um ritual de beleza.

Uma outra dica é evitar andar descalça fora de casa pois isso engrossa a sola. A base dos sapatos e dos chinelos também devem estar sempre limpas.

Pés ressecados o que fazer 300x206 Cuidados com os pés ressecados

A expectativa é de que esses cuidados possam fazer com que seus pezinhos fiquem sempre macios mas pode ser que não funcione para todo mundo. Para quem tem o problema do ressecamento com mais frequência, com direito à rachaduras fundas e até sangramento, o indicado é procurar um dermatologista, que poderá te ajudar a acabar com esse incômodo.