Menu

Beleza

Atualizado em 19 de dezembro de 2012, às 8:48 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados com as axilas no verão

Em dias quentes, as axilas podem se tornar um problema. Veja como cuidar desta parte do corpo, deixando-a cheirosa e saudável.

Em dias quentes, as axilas podem se tornar um problema. O suor é inevitável, bem como a duração do efeito do desodorante. Isso pode causar mau cheiro, atrapalhando a vida social do indivíduo. Além dos cuidados em relação ao cheiro, as axilas exigem atenção especial, direcionada a outros fatores. A pele, nesta parte do corpo, pode ficar ressecada e ferida, devido a alergias aos produtos usados ou à depilação. Os cuidados com as axilas no verão são ainda mais importantes, do que em outras épocas do ano.

555219 Cuidados com as axilas no verão.1 Cuidados com as axilas no verãoNo verão, os cuidados com as axilas devem ser dobrados (Foto: Divulgação)

 

Depilação e hidratação

Existem, hoje, muitos homens que depilam as axilas. Portanto, as dicas também se direcionam a eles. A depilação adequada desta área depende do conforto que cada tipo proporciona à pessoa. Há mulheres que preferem lâmina; já outras aplicam cremes depilatórios ou, ainda, existem aquelas que deixam os pelos crescerem, um pouco, depilando-os com cera. De qualquer forma, é importante observar qual dos processos depilatórios é o mais adequado, não causando desconforto ou irritação. Entretanto, acredita-se que a maioria das pessoas retire os pelos com lâmina. Neste caso, é importante cortá-los, no sentido de seu crescimento e, para finalizar, ao contrário, também, pois os pelos, nesta região, nascem e crescem de forma desordenada. É indicado fazer isso, dia sim, dia não.

555219 Cuidados com as axilas no verão.2 Cuidados com as axilas no verãoO suor, especialmente durante o verão, é inevitável (Foto: Divulgação)

Muitos não atentam para a hidratação das axilas. Ela é tão importante, quanto em outras partes do corpo. É aconselhável aplicar hidratante, diariamente (de preferência de manhã), antes da aplicação do desodorante. Isso manterá a pele do local macia e bonita, além de ajudar a evitar manchas. Ninguém quer exibir axilas escuras e ressecadas, nos dias de verão, não é mesmo?

Uso de desodorantes

Este é mais um ponto que merece atenção. Aliás, pode-se dizer que é o principal, pois o medo de todos é, justamente, o mau cheiro. É bom lembrar que uma área que contenha muitos pelos irá fazer com que a pele transpire ainda mais, diminuindo o tempo de duração dos desodorantes, sejam eles de quais tipos forem. Portanto, homens que não se depilam devem ter mais atenção. Com pelos ou sem eles, ainda assim, os antitranspirantes costumam aguentar mais tempo. Sendo assim, a dica é dar preferência a tais produtos. Entretanto, cuidar das axilas no verão não se resume a depilá-las e perfumá-las, apenas.

555219 Cuidados com as axilas no verão.3 Cuidados com as axilas no verãoAo tomar sol, é preciso proteger a pele das axilas (Foto: Divulgação)

Os desodorantes, com o passar do tempo, vão se acumulando, na pele. É preciso retirá-lo, completamente, na hora do banho. Caso contrário, a pele ficará manchada, além de ter os poros entupidos. Ao lavar as axilas, deve-se aplicar sabonetes, em abundância, no local. Com a ajuda de uma esponja macia, é preciso esfregá-las, retirando qualquer vestígio do produto. Ao dormir, é importante deixá-las respirar, voltando a aplicar o desodorante apenas no dia seguinte.

Para finalizar, ao expor-se ao sol, é preciso usar desodorantes e, em seguida, aplicar protetor solar nas axilas, tal como se faz no resto do corpo. É necessário protegê-las, em banhos de mar ou piscina.

Aprenda a hidratar as axilas: Hidratar axilas: dicas, como fazer

Saiba o que fazer, no caso de manchas: Axilas escuras: como clarear