Menu

Saúde

Atualizado em 1 de abril de 2012, às 6:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cuidados após o tratamento de canal

O tratamento de canal é necessário para preservação dos dentes e sucesso do sorriso saudável. Conheça mais sobre os cuidados pós-cirúrgico.

O tratamento de canal é o nome popular do tratamento endodôntico, cujo termo significa “cuidar por dentro do dente”, ou seja, os canais onde se encontra alojada a polpa do dente. O tratamento tem por objetivo preservar os dentes da boca e garantir a saúde dos tecidos que envolvem a arcada dentária. Esse tratamento deve ser realizado quando a polpa estiver infeccionada, danificada ou morta.

420339 A higiene bucal é a melhor forma de prevenir todos os tipos de problemas com os dentes. Cuidados após o tratamento de canalA higiene bucal é a melhor forma de prevenir todos os tipos de problemas com os dentes.

A polpa dentária é responsável pela produção da dentina, material que auxilia na formação dos dentes. Depois da retirada dos nervos doentes, deverá esse espaço ser higienizado e preenchido. Hoje em dia, com o tratamento de canal é possível conseguir salvar muitos dentes que, de outra forma, teriam sido perdidos.

Cuidados depois da realização do tratamento de canal

Os dentes e todo o tecido envoltos da arcada dentária poderão apresentar uma sensibilidade na mastigação logo após a realização do canal. É uma reação normal e passageira decorrente do processo de inflamação. Esse desconforto pode ser aliviado com a ingestão de paracetamol de 6/6 horas ou de acordo com as recomendações de seu dentista.

Após a conclusão do tratamento de canal, é colocado um curativo temporário na coroa dentária, que deverá ser substituído dentro de até duas semanas por uma restauração permanente, pois esse curativo pode ficar contaminado por causa da saliva contaminada por bactérias presentes na boca.

É importante lembrar que o paciente deverá fazer um controle clínico, através dos exames de radiografias, após 6 meses da realização do tratamento. O dente que não apresentar lesão óssea deverá ser submetido a exames radiográficos a cada 6 meses, até a normalização das radiografias. Já os dentes que sofreram esse problema devem ser acompanhados regularmente, a fim de que os sinais radiográficos da lesão diminuam ou desapareçam durante o período de 2 anos. Caso o problema persista, é recomendável que se repita o tratamento endodôntico ou se faça a cirurgia, para evitar a extração do dente.

420339 1 Cuidados após o tratamento de canalO tratamento de canal geralmente apresenta sucesso em 90% dos casos.

O tratamento de canal geralmente apresenta sucesso em 90% dos casos, porém pode voltar a doer quando os dentes apresentam falhas ou anatomia complicada de suas raízes, calcificação de canais e quebra ou perda da restauração do dente com canal tratado.

Recomendações importantes

Os pacientes diabéticos deverão tomar muito cuidado para realizar o tratamento de canal, pois os portadores dessa doença apresentam dificuldades na cicatrização. Portanto, o terapia só poderá ser realizada em pacientes controlados. É importante que o cirurgião dentista seja cuidadoso com os tipos de medicamentos prescritos.

Um cuidado especial também é necessário aos pacientes que apresentam problemas cardiológicos ou que possuam algum outro problema congênito.

Cuidados necessários com os dentes

A higiene bucal é a melhor forma de evitar todos os tipos de problemas com os dentes, além de ajudar a prevenir o tratamento endodôntico, sendo portanto, necessária para que todas as pessoas mantenham a saúde bucal. É necessária a escovação de, no mínimo 3 vezes ao dia, juntamente com o uso regular do fio dental.

420339 Dentista SC Odontoquality 44 Cuidados após o tratamento de canalO sorriso é o primeiro cartão de visitas, por isso deve ser cuidado

Consulte frequentemente seu dentista para realização de avaliação, certificando-se de ter dentes bonitos e fortes. Vale a pena lembrar que o sorriso é nosso cartão de visita e por isso, devemos cuidar bem dele.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.