Tecnologia

Cuidados ao usar o internet banking

Por Andre

Acessar o banco pela internet é hoje algo tão comum quanto enviar um e-mail, já que praticamente todos os bancos oferecem inúmeros serviços online, como o pagamento de contas, consultas a extratos e saldos, solicitação de cheques, cartões e empréstimos, transferências de valores, etc.

Acessar o internet banking para pagar contas, conferir extratos e fazer transferências é algo muito comum hoje em dia (Foto: Divulgação)

Além de permitir que o usuário fique livre das longas filas geralmente encontradas nas agências bancárias, o internet banking é também uma ótima alternativa para driblar as greves dos bancários, que volta e meia acontecem, deixando sem atendimento milhares de clientes.

Porém, quem pretende usufruir de todas as vantagens oferecidas pelas versões online dos bancos deve ficar atento a golpes virtuais como o phishing e muitos outros. Tomando alguns cuidados ao usar o internet banking, como os que conheceremos a seguir, você se previne e mantém em segurança o seu dinheiro.

Instale antivírus e outros programas de proteção

Os antivírus ajudam na proteção durante o acesso à sua conta bancária (Foto: Divulgação)

Para garantir a segurança dos seus dados de uma forma geral, é sempre muito importante instalar e manter atualizado um antivírus. E você nem precisa pagar nada por isso, já que existem diversas opções de antivírus gratuitos, como o AVG Free, o Avast! e o Avira.

Programas como o Spyware Terminator também ajudam a aumentar a proteção contra diversas ameaças virtuais.

Crie uma senha forte

A senha do internet banking deve conter uma combinação poderosa e difícil de ser quebrada (Foto: Divulgação)

Nada de usar os convencionais “1234”, “password”, data de aniversário e o nome da mãe como a senha do internet banking. Evite também utilizar a mesma senha já cadastrada para outros serviços online, e nunca salve a senha no navegador.

O ideal é fazer combinações com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, criando uma senha forte. Para não se esquecer do código, anote-o e guarde em local seguro.

Fique atento aos sites falsos

Não confie em supostos e-mails enviados pelo seu banco, pedindo recadastramento de dados (Foto: Divulgação)

Cuidado com supostos e-mails enviados pelo seu banco, pedindo o recadastramento de dados. Eles podem te levar a sites falsos, que servirão para roubar os seus dados pessoais. Descarte tais mensagens e entre em contato com o banco, para verificar a veracidade do e-mail.

Evite acessar o internet banking em computadores e redes públicas

Usar os PCs de lan houses para acessar a sua conta? Nem pensar! (Foto: Divulgação)

Acessar o site do seu banco é algo que deve ser feito apenas do seu próprio computador, pois os PCs públicos, como os de lan houses e bibliotecas, podem ter programas maliciosos que irão capturar tudo o que for digitado e enviar tais informações para outras pessoas.

O mesmo cuidado deve ser tomado ao usar conexão Wi-Fi de cafés, restaurantes e estabelecimentos públicos.

Acesse só com o endereço seguro

Verifique se o internet banking que está acessando começa pelo endereço "https" (Foto: Divulgação)

Outro cuidado ao acessar o internet banking é verificar se o endereço do site que está abrindo começa pela sigla “https://” ao invés de “http://”. É que o “S” indica conexão segura.

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Itelefônica Webmail

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *