Cuidados ao tingir os cabelos

PUBLICIDADE

Ao renovar a pintura dos cabelos ou tingi-los pela primeira vez é preciso tomar alguns cuidados, antes e depois, para não danificar os fios. Confira algumas sugestões para tratar seus fios e mantê-los vistosos.

Use produtos específicos para cabelos tingidos. Ao recorrer a shampoos, condicionadores, máscaras e cremes de pentear prefira os feitos especialmente para quem pinta os fios, você faz com que a cor dure mais. Usando esses produtos é possível aguardar mais tempo para retocar a pintura, cerca de 20 a 35 dias.

Vibrante: alguns cuidados ajudam a preservar a cor (Foto: divulgação)

Outra dica é usar o shampoo na raiz e deixar que a espuma que escorre pelo cabelo lave o restante. Prefira lavar o cabelo na água morna ou fria. A temperatura quente faz com que a cutícula se abra e a cor desbote mais rápido.

PUBLICIDADE

Quem usa hena deve verificar com cuidado se o produto possui ou não chumbo em sua composição. Mulheres grávidas precisam evitar a hena, já que se houver presença de chumbo ele pode prejudicar o sistema nervoso do feto. Para quem não estiver gestante, a hena, que é antibacteriana e anti-inflamatória, está liberada. A química precisa ser aplicada todo mês, para manter a cor, ou duas vezes ao mês para tingir os fios brancos. Para que não ocorra o ressecamento dos fios uma sugestão é juntar uma colher (de sopa) de óleo de calêndula, amêndoa ou jojoba ao pó dissolvido em água, no caso de cabelos crespos, ou um iogurte natural integral, para fios fracos.

Alterne tinturas com tonalizantes (Foto: divulgação)

Para descansar um pouco o cabelo do uso da amônia, alterne com o tonalizante. Essa é uma opção que agride menos o cabelo, porém não é recomendada para quem tem muitos fios embranquecidos, nem para mulheres grávidas nos três primeiros meses. Experimente também produtos que tenham ativos naturais – como as proteínas do arroz e biopolímeros marinhos – que tornam o cabelo mais forte e brilhante.

Use produtos específicos para fios tingidos (Foto: divulgação)

Coceiras, descamação e outras irritações na pele podem surgir se a tinta encostar nas orelhas, nuca ou na testa. Para evitar que isso ocorra você pode usar pomadas para cabelo ou filmes protetores que não deixam que a química fique em contato direto com sua pele.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.