Cuidados ao dar banho no cachorro

PUBLICIDADE

Seja por economia ou por falta de tempo, muita gente prefere dar banho no cachorro em casa. Embora muitos achem que o banho em pet shop fique melhor, saiba que com alguns cuidados especiais é possível deixar bichinho cheiroso e limpinho. A seguir confira alguns cuidados ao dar banho no cachorro!

Cuidados ao dar banho no cachorro

Geralmente, recomenda-se o banho a cada 15 dias. (Foto Divulgação)

Para muita gente o banho em casa acaba sendo uma imensa diversão, para outros nem tanto. Mesmo se o animal não se comportar como devido, é possível fazer uma limpeza adequada sem muita complicação.

Leia mais: Dicas para cuidar do cachorro no verão: cuidados

PUBLICIDADE

Para lavar o animal você vai precisar de uma toalha, água morna e um secador de cabelo. Além disso você vai precisar de algodão para colocar nos ouvidos e produtos de higiene específicos para cachorro.

Passo a passo

A primeira coisa a se fazer é colocar algodão nos ouvidos do cão para não molhar. Para os animais que ficam muito ansiosos, a dica é dar um petisco enquanto coloca o algodão. Caso não consiga, tampe as orelhas enquanto joga a água.

A temperatura da água é outro cuidado crucial na hora do banho do cão. Segundo especialistas, a água não pode der fria e nem quente demais. É preciso deixá-la morna, no meio termo. Se for possível use uma mangueira para dar o banho, esse modo é mais fácil de controlar a temperatura da água.

Segundo especialistas, a água não pode der fria e nem quente demais. (Foto Divulgação)

Lave sobretudo as pares que ficam mais sujas, como em volta da boca, patas e o rabo. Se preferir dá até para usar uma esponja, bem macia, para esfregar. Ao fim do banho, pegue a toalha e enxugue bem o animal e se preferir utilize o secador para finalizar o trabalho.

PUBLICIDADE

Veja também: Como dar banho em cachorro: cuidados

É preciso secar bem os pelos do animal, pois quando a pele fica úmida, o risco de contrair doenças por dermatites e micoses, praticamente dobra.

A frequência do banho depende do tipo de pelagem e o estilo de vida do animal. Geralmente, recomenda-se o banho a cada 15 dias. Se for preciso, complemente a higiene entre os banhos com panos umedecidos em solução de água, álcool e vinagre branco.

Lave sobretudo as pares que ficam mais sujas, como em volta da boca, patas e o rabo. (Foto Divulgação)

Manter o animal limpinho e cheiroso além de divertido, dá uma chance de construir uma relação de confiança e contentamento entre você e ele.

Confira ainda: Roupinhas para cães: perigos, cuidados

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.