Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Artesanato > Crochê na decoração: dicas, onde usar

Crochê na decoração: dicas, onde usar

Por Isah

Crochê na decoração: dicas, onde usar é o assunto que você está procurando? Então saiba que as peças confeccionadas com barbante nunca saem de moda e estão sempre sendo retomadas na estética dos ambientes residenciais.

Crochê na decoração: dicas, onde usar. (Foto: Divulgação)

O crochê é um tipo de artesanato que atravessou décadas fazendo sucesso nas casas brasileiras. Ele exibe traços românticos e personalizados, capazes de conceder um toque de charme no visual de cada ambiente da casa. Não há uma regra exata para decorar com crochê, na verdade o senso criativo rege a confecção dos trabalhos.

Veja também: Tapetes de crochê para cozinha

Decoração com peças de crochê

O uso das peças de crochê na decoração é uma forma de acrescentar um ar pessoal dentro de casa. Este tipo de efeito também pode ser constatado em outros artigos artesanais, que são confeccionados à mão e, por isso, muito simbólicos.

Há uma infinidade de peças confeccionadas com barbante que podem transformar os ambientes, como é o caso dos tapetes de crochê, das cortinas, toalhas, colchas, caminhos, porta papel higiênico, entre muitas outras. Estes artigos artesanais são feitos com material branco ou colorido, com pontos mais fechados ou abertos.

Toalha de mesa de crochê. (Foto: Divulgação)

Todos os ambientes residenciais podem ser transformados com as peças de crochê, incluindo quarto, sala de estar, sala de jantar, cozinha, corredor, banheiro, entre outros cômodos. Este tipo de artesanato é bem-vindo dentro de casa principalmente nos dias de inverno, quando a casa precisa de conforto térmico.

Ao trabalhar com crochê na decoração, é sempre necessário buscar uma harmonia entre a peça com os demais elementos que compõem o espaço, como móveis e acessórios. No caso de dificuldades para fazer combinações, vale apostar nas peças de crochê na cor branca, que são caracterizadas pela neutralidade e ficam bonitas em qualquer contexto.

Crochê na decoração: dicas, onde usar

Você tem dúvidas sobre o tema “Crochê na decoração: dicas, onde usar”? Ou simplesmente busca ideias para deixar a sua casa mais bonita com artigos artesanais? Então confira a seguir algumas dicas, fotos e vídeos inspiradores:

Dicas para decorar a casa com crochê

• Usar crochê na decoração é um excelente artifício para incluir o estilo retrô na estética da casa. As peças feitas com esta técnica de artesanato, como é o caso das cortinas de crochê, lembram muito o clima da ‘casa da vovó’, sugerindo aconchego, cuidado e familiaridade;

Tapete redondo de crochê. (Foto: Divulgação)

• Prático e gracioso, o crochê acrescenta delicadeza em qualquer ambiente. Apesar de existir uma variedade de cores de barbantes para confeccionar as peças, é sempre recomendado trabalhar com o padrão neutro para usar o artigo com mais versatilidade;

• No caso da decoração ser mais alegre, descontraída e divertida, é possível usar barbantes de várias cores para fazer toalhas, tapetes, capas de almofadas, mantas, etc;

• Os artesanatos com crochê são complementares, ou seja, usados na maioria das vezes para repaginar o visual de um móvel, objeto ou têxtil.

Onde usar crochê na decoração da casa?

O crochê se revela um poderoso elemento de customização, por isso ele faz toda a diferença na hora de decorar com um clima mais nostálgico e romântico. Confira a seguir algumas ideias para usar o artesanato nos principais cômodos da casa:

– Quarto: tapetes, colchas e almofadas confeccionados com detalhes em crochê são capazes de deixar o espaço com um espírito mais romântico.

– Sala: para deixar a sala com um ar mais aconchegante, confeccione uma manta de crochê para colocar sobre o sofá principal ou uma poltrona. As aplicações do crochê não param por aí, também é possível usar o acabamento para revestir pufes e acessórios que decoram a mesa de centro.

Sofá decorado com uma manta de crochê.

– Banheiro: para acrescentar o crochê de forma bem sutil no ambiente, invista no porta papel higiênico confeccionado com barbantes. Tapetinhos nem sempre são bem-vindos devido a umidade.

– Cozinha: as peças de crochê não são indicadas para este ambiente por que sujam com facilidade, mas nada impede que alguns acessórios exibam detalhes feitos com a técnica.

Fotos de peças de crochê na decoração

Agora que você já sabe tudo sobre ‘Crochê na decoração: dicas, onde usar’, não deixe de inovar o visual da sua casa.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *