Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Crianças que se comportam como adultos: como lidar

Crianças que se comportam como adultos: como lidar

É cada vez mais comum vermos que os pequenos parecem querer se comportar como adultos. Vaidade excessiva, erotização inconsciente, pouco ou quase nenhum tempo reservado às brincadeiras infantis e saudáveis, tudo isso e outros aspectos estão na vida de muitas crianças, hoje em dia. Mas qual é o motivo para esse aumento dos casos de adultização precoce e como reverter esse quadro? Saiba como lidar com crianças que se comportam como adultos.

É comum os pais quererem fantasiar seus filhos de adultos (Foto: Divulgação)

Por que as crianças se comportam como adultos?

O reflexo da adultização precoce, muitas vezes, é resultado do comportamento dos próprios pais. Isso pode acontecer de diversas formas, dentre elas as conversas adultas na presença das crianças, o incentivo dos próprios pais para que os pequenos ajam como adultos, etc. É preciso estar sempre atento com o que se fala, perto das crianças, pois embora elas não saibam o significado de muitas coisas, tudo ficará bem gravado em sua memória, despertando curiosidade e interesse, que poderão ser esclarecidos de maneiras não adequadas.

Muitos pais acham engraçadinho, quando as crianças se vestem como adultos. É como uma espécie de fantasia, que poderá estimular ainda mais a precocidade. Quando se tratam de meninas, isso pode ser ainda mais acentuado, já que é enorme a quantidade de itens que estimulam a vaidade das pequenas. Maquiagem, roupas, colares e acessórios de adultos podem até ficar engraçados, mas não são nem um pouco adequados para as meninas. Tudo tem sua hora certa. Um pouco de brincadeira não faz mal a ninguém, mas fantasiar a criança de adulto, em qualquer situação, é um grande erro.

As crianças imitam os pais e outros adultos, ao seu redor (Foto: Divulgação)

A mídia também é um problema enorme para os pequenos. O pior resultado disso é a erotização das crianças. Hoje, são comuns as músicas e danças com grande apelo sexual. Infelizmente, não é nada raro se deparar com elas, em festinhas de aniversário infantis, com toda a criançada imitando tais danças, repetindo as letras das músicas e tendo como plateia os adultos. Estes, sim, não devem estimular este tipo de comportamento, que pode ser altamente prejudicial aos pequenos.

Como lidar com isso?

A melhor forma de lidar com crianças que agem como adultos é controlar o que elas veem, ouvem e como elas brincam. Não é porque a mídia manipuladora diz que adultos e crianças devem aderir a certas modinhas, que os pais deverão encarar isso como algo normal; como algo de que não se pode fugir.

A criança deve receber estímulos infantis, que sejam adequados à sua idade e que preservem a sua inocência. E isso dó depende dos pais, pois elas estão expostas o tempo todo e não podem se defender.

Excesso do uso de tecnologias não é indicado para crianças (Foto: Divulgação)

O estímulo a brincadeiras, músicas e leituras inofensivas, próprias para crianças, deve ser prioridade para os pais. Não deixe que a criança passe muito tempo em contato com coisas do universo adulto, em detrimento do que é próprio à sua idade. São os pais que devem se infantilizar, junto com os pequenos, e não o contrário.

Não é demais controlar, também, o uso de tecnologias. Hoje, as crianças aprendem muito precocemente como usar celulares, tablets ou internet. Não há mal algum nisso, desde que os pequenos não permaneçam a maior parte do tempo, distraídos apenas com isso, isolados de outras crianças e de outros estímulos. Existem muitas outras formas de se desenvolver a criatividade infantil.

Recomendado para você
Bem Estar

Complicações da cirurgia de pedra no rim

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Conheça as frutas do Inverno

Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *