Menu

Criança

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 11:12 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordar

Excesso de TV compromete o condicionamento físico e contribui com o ganho de peso da criança, diz pesquisa.
488288 Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordar Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordarPesquisa canadense comprova: excesso de TV engorda. (Foto:Divulgação)

No auge das férias de julho, as crianças costumam passar horas do dia assistindo TV. Embora a programação televisiva seja um bom entretenimento, uma pesquisa revelou que este hábito pode ser prejudicial quando se torna frequente, pois cria condições para engordar e compromete o desempenho físico.

Saiba mais: Obesidade infantil e seus perigos a saúde

Excesso de TV engorda e interfere na capacidade física

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, no Canadá, revelou que as crianças que assistem TV com muita frequência possuem mais facilidade para ganhar peso. Os resultados do estudo canadense foram publicados no periódico International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, na última segunda-feira (16).

Para formular a conclusão de que muita televisão aumenta a gordura corporal, os pesquisadores canadenses avaliaram 1.314 crianças, de dois a quatro anos de idade, inscritas no Estudo Longitudinal de Desenvolvimento Infantil de Quebec. Os pais dos participantes tiveram que relatar quantas horas seus filhos passam em frente à TV.

488288 Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordar 2 Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordarCrianças viciadas em TV engordam facilmente e demonstram dificuldades para esportes. (Foto:Divulgação)

Inicialmente, o estudo mostrou que a média entre as crianças de dois anos de idade era de 8,8 horas por semana assistindo TV. No entanto, quando elas atingiram quatro anos de idade, o tempo semanal diante da televisão aumentou para 14,8 horas. Ainda de acordo com o estudo, 15% das crianças passam pelo menos 18 horas por semana acompanhando a programação televisiva.

De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Montreal, o tempo assistindo TV também desencadeia o aumento da circunferência abdominal. Ou seja, a cada hora a mais que a criança passa assistindo televisão, o tamanho da sua cintura se torna meio milímetro maior.

Os autores do trabalho também descobriram através dos estudos que as crianças que veem muita televisão acabam tendo o condicionamento muscular prejudicado, isto é, demonstram dificuldades para praticar esportes que exigem a força das pernas, como o futebol. Para chegar a esta conclusão, foram avaliadas a capacidade dos participantes para saltar.

Prejuízos do hábito de assistir muita TV

488288 Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordar 1 Crianças que assistem muita televisão tem mais facilidade para engordarAssistir muita televisão também afeta a aprendizagem. (Foto:Divulgação)

Vários estudos já comprovaram que passar muito tempo em frente à TV traz prejuízos para a saúde, sobretudo para a criança, que se encontra em fase de crescimento. Veja a seguir como a televisão pode ser perigosa:

- Passar muito tempo vendo TV piora a alimentação, pois este hábito está associado ao consumo de alimentos extremamente calóricos, como lanches de fast food e refrigerantes;

- A criança pode se tornar sedentária e desenvolver sérios problemas de saúde, como diabetes e hipertensão;

- Excesso de televisão interfere no desenvolvimento do cérebro, pois a criança renuncia às brincadeiras que contribuem com o aprendizado para assistir TV passivamente. O declínio aparece, inclusive, na participação na sala de aula;

- Quando a TV se torna um vício, a criança corre o risco de desenvolver problemas psicológicos, como dificuldade de relacionamentos sociais e hiperatividade.

Encontre ocupações saudáveis para o seu filho. Veja:  10 atividades para as férias das crianças

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.