Menu

Criança

Atualizado em 11 de março de 2012, às 11:45 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Crianças em parques: cuidados

Os parques são feitos para a diversão das crianças. Contudo, se você não tomar cuidado, eles poderão causar machucados nos seus filhos.
404235 Crianças em parques cuidados 1 Crianças em parques: cuidadosOs parques são divertidos, mas escondem algumas armadilhas (Foto: Divulgação)

Os parques infantis parecem inofensivos e, por isso, muitos pais levam seus filhos para brincarem neles em tardes tranquilas. Porém, segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, cerca de 38 mil crianças são internadas por ano em todo o Brasil por causa de lesões sofridas nesses parques. Portanto, saiba quais cuidados tomar com crianças em parques.

Como não há normas específicas para os parques seguirem, a ABNT tem algumas recomendações que os pais devem seguir ao levarem os seus filhos para se divertirem. Todos os brinquedos possuem roscas e parafusos que seguram as partes dele, contudo, eles devem ter acabamentos protetores que evitam as perfurações no corpo infantil.

404235 Crianças em parques cuidados 2 Crianças em parques: cuidadosEsteja sempre por perto quando os seus filhos estiverem no parque(Foto: Divulgação)

Outros brinquedos possuem quinas que podem ser muito perigosas se as crianças baterem a cabeça nelas. Sendo assim, verifique se elas são arredondadas, sem pontas. O balanço é um dos brinquedos preferidos das crianças, mas também, um dos mais perigosos. Então, se eles não tiverem encostos, peça para que os seus filhos tomem cuidado em dobro. Além disso, verifique se as correntes não estão enferrujadas, pois se estiverem, vá em busca de outro parque, pois elas podem causar danos à saúde dos pequenos. Para evitar esses casos, não deixe de vacinar os seus filhos contra o tétano, porque eles podem se ferir a qualquer momento.

No gira-gira, é importante que as crianças estejam com as mãos bem firmes na grade, porque quando ele começar a rodar rapidamente, elas poderão se ferir. Por outro lado, no trepa-trepa, oriente os seus filhos a não caminharem sobre ele sem as mãos, pois muitos são altos e podem machucá-los seriamente.

404235 Crianças em parques cuidados 3 Crianças em parques: cuidadosPeça para que as crianças se segurem bem no gira-gira (Foto: Divulgação)

Sempre que os seus filhos forem usar um brinquedo, observe se não estão quebrados, com lascas de tinta ou com ferrugem, já que essas características podem causar machucados nas crianças. Portanto, se o parque que vocês costumam frequentar tiver um desses problemas, mudem-se para um mais seguro.

É muito importante tomar esses cuidados essenciais em parques com as crianças, porque brinquedos inocentes podem se transformar em grandes inimigos dos pequenos, levando-os ao hospital. Portanto, sempre que for levar os seus filhos ao parque, observe-os brincarem de perto.